Compartilhe

Pelo menos metade do centro nervoso do funcionamento do Android passa pela Play Store, a sua loja de aplicativos. Isso não quer dizer que você não pode utilizar outras lojas de apps. Você é livre para instalar aplicativos no seu smartphone com o sistema operacional do Google de onde você quiser… desde que você assuma os riscos que você está correndo.

A principal vantagem da Play Store não é nem o fato dela ser a loja oficial do Google, mas sim por ser a opção mais prática e, teoricamente, segura para instalar aplicativos para o Android no seu smartphone. Como a loja está integrada ao seu dispositivo, todo o ambiente de instalação e configuração é simplificado e certificado pelo sistema. Quando você instala um aplicativo de outras fontes, o software passa por um outro tratamento.

Tudo bem, agora que você já entendeu que a Play Store é mesmo o melhor lugar para você obter aplicativos para o seu smartphone Android, chegou a hora de responder a pergunta que dá título a este post…

 

 

 

A Play Store parou de funcionar: o que eu faço?

 

 

Primeiro: não precisa entrar em desespero, ou jogar o smartphone no chão de tanta raiva. O problema pode estar em vários fatores que não necessariamente são de sua responsabilidade, muito menos que exigem uma configuração muito complexa. É preciso analisar caso a caso cada sintoma, e buscar uma solução para isso.

Antes de tomar uma decisão drástica com o seu dispositivo, revise esses passos.

 

 

 

Reinicie seu telefone

 

É o procedimento mais fácil de todos, e o mais comum para resolver esse tipo de problema. Simplesmente desligue o dispositivo, aguarde 30 segundos e ligue o telefone ou tablet novamente. Você vai perceber que a Play Store também passou por um processo de completa reinicialização, e isso pode fazer com que o aplicativo volte a funcionar normalmente.

 

 

 

Verifique a conexão com a internet

 

Se a Play Store não funcionar, é muito provável que seja devido a problemas de conexão sofridos por seu dispositivo móvel. Para isso você deve fazer uma revisão prévia em alguns aspectos do telefone:

1) Se você estiver usando dados móveis, certifique-se de habilitar esse recurso nas configurações do seu telefone.
2) Se você estiver se conectado via WiFi, verifique se não há nenhum ponto de exclamação próximo ao ícone WiFi. Se isso está acontecendo, é sinal que você não tem acesso à Internet. Portanto, tente reiniciar o modem ou roteador, ou entre em contato com o provedor de Internet.

 

 

 

Limpe o cache

 

A solução aqui é semelhante a qualquer aplicativo do seu telefone. O cache são arquivos desnecessários que prejudicam o funcionamento da Play Store. Portanto, você deve:

1) Limpar os dados da Play Store abrindo as Configurações do telefone e entrando na seção Aplicativos ou Gerenciador de aplicativos.
2) Em seguida, role a tela até encontrar o aplicativo Google Play e clique nele.
3) Nesse momento, vá para a seção Armazenamento e clique em Limpar dados.
4) Por fim, clique em Excluir para confirmar.

 

 

 

Forçar a parada do aplicativo

 

Esta opção é uma forma de reiniciar o aplicativo. Ao controlar o gerenciador de downloads no Android, você pode ter uma solução para otimizar o desempenho da Google Play Store.

Você deve apenas:

1) Acessar as configurações do telefone e tocar em Aplicativos.
2) Nesta tela, toque no menu de 3 pontos localizado no canto superior direito.
3) Em seguida, toque em Mostrar aplicativos do sistema.
4) Role a tela para baixo até encontrar o aplicativo Download Manager.
5) Em seguida, toque na opção Forçar parada. Isso fechará o aplicativo, mas não afetará nenhum dado ou informação em seu telefone.
6) Toque em Forçar parada novamente para confirmar.


Compartilhe