O Natal chegou, e você decidiu se presentear com um smartphone novo. Ou deu a sorte de ganhar um novo telefone de presente, já que alguém aproveitou as promoções da Black Friday e se lembrou de você.
Agora, enquanto você aproveita o período para configurar o novo dispositivo, começa a pensar no que fazer com o telefone antigo. Você não quer deixar a tecnologia antiga completamente parada, ou não quer dar um mau uso para o telefone que foi útil até agora.
Neste artigo, ofereço algumas alternativas específicas para esse período de final ou começo de ano, com dicas sobre o que você deve fazer com o seu smartphone antigo, caso esteja com um telefone novo no Natal.
Venda, doação ou troca do celular antigo
A maneira mais simples de se desfazer do aparelho é vendê-lo ou doá-lo. Use plataformas como OLX, Mercado Livre ou redes sociais.
Antes disso, faça um backup, redefina o celular para configurações de fábrica e limpe-o fisicamente. Verifique programas de trade-in de fabricantes para descontos.
Transforme em um console retrô ou de jogos na nuvem
Seu celular pode rodar emuladores de consoles antigos ou ser usado para jogos na nuvem como um Nintendo Switch.
Invista em controles como Razer Kishi ou GameSir para uma experiência mais completa. Remova notificações e apps desnecessários para maior desempenho.
Use como webcam ou câmera de segurança
A câmera do celular pode substituir webcams antigas com a ajuda de aplicativos para telefones com o sistema operacional Android, como DroidCam ou Camo.
Para o monitoramento de sua residência, use aplicativos como IP Webcam ou AtHome Camera e tenha uma câmera de segurança para sua casa ou impressora 3D.
Vale a pena procurar por esses apps na Play Store.
Use como GPS ou central multimídia no carro
O celular pode funcionar como GPS ou centro de entretenimento em viagens, baixando mapas offline no Google Maps.
Utilize suportes específicos para o carro e carregadores para manter o aparelho funcionando durante trajetos longos.
É uma forma inteligente de evitar que o seu smartphone principal fique sem bateria durante a viagem, já que terá um dispositivo específico para mostrar o seu deslocamento na estrada.
Crie uma dash cam para o carro ou moto
Grave vídeos do trânsito com apps específicos ou com o aplicativo oficial de câmera do seu smartphone antigo, e comece a viralizar na internet.
Certifique-se de posicionar o celular de forma segura e respeitar as leis locais, pois essa mesma filmagem pode ser vir de prova contra você em uma eventual multa.
Transforme em um dispositivo multimídia portátil
Use o celular antigo para baixar músicas, séries ou filmes para consumo offline, poupando bateria e espaço no aparelho principal.
Embora carregar dois celulares no dia a dia seja inconveniente, é uma ótima solução para viagens longas ou para o entretenimento doméstico.
Tenha como celular reserva para emergências em viagens
Em viagens, leve o aparelho como substituto para situações imprevistas, como perda ou danos ao celular principal.
Mantenha o dispositivo carregado e acessível na mala, pois nunca se sabe quando você vai deixar o telefone principal cair no concreto do aeroporto.
E eu não desejo que isso aconteça com o seu novo smartphone.
Central de controle para casa inteligente
Configure o celular para gerenciar dispositivos conectados, como lâmpadas, aspiradores robôs e outros gadgets via Google Home ou Alexa.
Essa é uma solução ideal para o uso em locais comuns da casa, como a sala de estar. Todas as pessoas da família poderão controlar os dispositivos inteligentes a partir de um único “controle remoto universal”.
Use como cobaia para testes e experimentos tecnológicos
Experimente instalar ROMs personalizadas, fazer root ou testar novos softwares no aparelho antigo, considerando que você jamais realizaria essas tarefas no seu novo (e caro) smartphone principal.
A grande vantagem dessa dica é que você pode tentar e testar o que quiser sem medo. Caso o processo falhe, o risco de perder dados importantes é mínimo.
Dê o telefone antigo de presente de Natal
Se preferir doar o aparelho, personalize o presente para torná-lo especial, como adicionando acessórios ou explicando seus novos usos para quem vai receber o presente.
É sempre satisfatório passar adiante a tecnologia que foi útil para você, sabendo que aquele dispositivo pode ser útil para outra pessoa.
Acredite: quem vai receber o verdadeiro presente é você.