O que é WPS? Qual a sua utilidade? | TargetHD.net
TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia
Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | O que é WPS? Qual a sua utilidade?

O que é WPS? Qual a sua utilidade?

Compartilhe

A grande maioria dos roteadores atuais conta com o botão WPS, que pode estar bem visível na parte da frente do equipamento, ou praticamente invisível na parte traseira. E muita gente não faz ideia em como ele pode afetar a sua vida conectada.

Neste post, vamos esclarecer qual é a função do botão WPS e quando utilizá-lo da forma correta. Sim, ele tem um propósito bem específico, e pode ser útil em momentos pontuais.

 

 

 

O que é WPS, e para que ele serve

 

 

O WPS (Wi-Fi Protected Setup) é um recurso que permite o compartilhamento rápido e simples do acesso à rede WiFi sem precisar saber qual é a senha dessa rede. Quando ativamos o recurso, a rede privada e protegida se torna “aberta” por alguns momentos.

Seu modo de funcionamento pode variar de acordo com o roteador, mas de um modo geral, ele vai funcionar com o emparelhamento do Bluetooth, adotando até quatro alternativas de modos de operação: com um PIN ou senha, ativando o NFC, via PBC (que é o tal botão que libera temporariamente o acesso à rede sem senha) e via porta USB.

 

 

 

Como usar o WPS do roteador

O uso das redes WiFi via WPS se caracteriza principalmente pela simplicidade do seu acesso, já que a conexão se estabelece a partir de um simples pressionar de botão no roteador. Lembrando sempre que esse recurso é bem vindo para quem quer liberar o acesso rápido e prático daquela rede sem a utilização da senha que protege o acesso à conexão.

Para compartilhar o acesso à internet via WPS, faça o seguinte:

  1. No smartphone, vá em Ajustes > WiFi > Conexão WPS
  2. No roteador, pressione o botão WPS
  3. Agora, seu dispositivo vai se conectar naquela rede, utilizando um dos métodos indicados para estabelecer o acesso

 

 

 

Use o WPS com moderação (ou não use o recurso)

 

 

É importante lembrar que o acesso às redes WiFi via WPS desapareceu do Android nos últimos anos, por uma questão de segurança. No caso do iOS, ele jamais se fez presente, pois a Apple nunca permitiu a sua implementação, pelo mesmo motivo.

Por isso, estamos deixando a dica para oferecer uma opção para os usuários que precisam lançar mão da funcionalidade. Por outro lado, não recomendamos o uso do WPS para a maioria dos usuários, uma vez que a funcionalidade vai deixar a sua rede sem fio exposta.

No final das contas, a praticidade também pode representar uma porta aberta para invasores e outras ameaças que podem resultar em danos colaterais sérios. Após o uso do WPS, é mais que recomendado refazer todas as configurações de segurança do roteador, para garantir que você não terá dores de cabeça no futuro.


Compartilhe