Dentro do menu Desligar do Windows, temos três opções: Suspender, Desligar e Reiniciar. E acredito que não preciso me alongar nas explicações sobre o que Desligar o computador significa. É algo autoexplicativo.
A opção Reiniciar também se explica pelo próprio termo. Ou seja, ela encerra todos os processos ativos do Windows e reinicia o sistema operacional por completo.
Até aqui, tudo certo.
Mas… e o comando Suspender? O que ele faz de verdade?
Neste post, vamos explicar melhor o que significa o comando Suspender no Windows, mostrar como ele funciona e quando você deve utilizá-lo.
O que significa o Suspender no Windows?
O comando Suspender coloca o Windows em um modo especial de baixíssimo consumo energético, salvando o status onde o computador estava, recuperando rapidamente o sistema operacional quando o usuário desperta o sistema operacional.
O modo Suspender foi criado em 1996, e é composto por pelo menos quatro níveis de suspensão. O macOS possui um comando similar para economizar energia, com um funcionamento praticamente idêntico ao recurso da Microsoft.
A principal vantagem do modo Suspender é que ele é muito eficiente na hora de economizar energia. Os notebooks podem se beneficiar muito desse modo, conservando a vida útil da autonomia da bateria.
Se você tem um computador e precisa economizar alguma energia ou bateria (no caso dos portáteis), este modo de Suspender é mais que bem vindo. Ele é necessário.
Ativando o Modo Suspender de forma manual
No notebook, é bem simples: basta fechar a tampa do portátil e, dessa forma, o computador entra em modo de suspensão automaticamente. Se isso não funcionar dessa forma, é porque a opção está desabilitada nas opções de Energia.
A seguir, mostramos como você pode ativar o modo Suspender manualmente:
- Entre no menu Iniciar.
- Clique no ícone de Desligar.
- Clique na opção Suspender, e o modo será ativado automaticamente.
Em alguns notebooks e teclados, existem uma tecla específica para este modo: com as letras Zn (normalmente essa tecla está no F1), ou com o desenho de uma meia lua. Muito provavelmente ela será ativada em conjunto com a tecla Fn, uma vez que essa tecla pode estar incorporada em outra tecla.
Ativando o Modo Suspender de forma automática
Os passos nesse passos são igualmente simples.
No Windows 10, faça o seguinte:
- Abra as Configurações, pressionando as teclas Windows + I.
- Entre em Sistema > Liga/Desliga e Suspensão.
- Em seguida, devemos gerenciar o menu suspenso que diz Quando conectado, o computador vai dormir depois (no caso de um laptop) ou Na bateria, o computador vai dormir depois, escolhendo o tempo que queremos para cada uma das duas ações.
- Uma vez ativado, quando esse tempo passar, o computador entrará em suspensão automaticamente.
No Windows 11, faça o seguinte:
- Pressione Windows + I novamente para entrar em Configurações .
- Uma vez dentro, vamos para Sistema e, depois, para Iniciar/Desligar.
- Agora, olhe na seção Exibir e dormir, expanda-a e clique no menu suspenso ao lado de Quando conectado, dormir depois ou Quando estiver na bateria, colocar meu dispositivo em suspensão após (opção somente laptop), decidindo o tempo que queremos colocar. Normalmente, é definido entre 15 e 30 minutos.