TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia O que é que só o Xiaomi 12 tem? | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Tecnologia | O que é que só o Xiaomi 12 tem?

O que é que só o Xiaomi 12 tem?

Compartilhe

A popularidade dos smartphones da Xiaomi é enorme e indiscutível. A marca construiu uma legião de fãs ao redor do mundo, e isso aconteceu majoritariamente por conta da excelente relação custo-benefício dos telefones que chegaram ao mercado ao longo dos anos.

Hoje, essa tal relação custo-benefício não é tão generosa como foi no passado, já que toda empresa precisa gerar lucro, e isso significa telefones cada vez mais caros.

Mas nem isso fez com que a Xiaomi deixasse de ser desejada por muitos usuários de tecnologia. E a popularidade se manteve por conta de outros méritos.

Como, por exemplo, um dos recursos que finalmente foram corrigidos na família de smartphones Xiaomi 12: o singular sensor de proximidade.

 

 

 

Nem sempre foi assim…

Um dos grandes pontos de reclamação de muitos usuários dos smartphones da Xiaomi lançados nos últimos anos foi o funcionamento muito ruim do sensor de proximidade de alguns modelos lançados pela empresa.

Esse problema se manifestava da forma mais inconveniente possível, que é quando o usuário atendia uma chamada telefônica e aproximava a tela do dispositivo do seu rosto.

Quando o usuário colocava o telefone próximo ao rosto para se comunicar com outra pessoa, o sensor de proximidade não detectava essa ação e, por conta disso, não desligava a tela durante o atendimento da chamada.

Isso sempre resultou em toques falsos ou acionamentos acidentais de elementos da tela no contato com o rosto, o que entregava uma experiência de uso deficiente e problemática para muitos usuários que simplesmente gostariam de atender os telefonemas normalmente.

Eu mesmo passei por isso com os dois telefones da POCO (que é uma marca da Xiaomi) que utilizei nos anos anteriores (Pocophone F1 e POCO X3 Pro), e os resultados descritos nos parágrafos anteriores aconteceram ao longo desse tempo.

Esse é um problema bem irritante que, ao que tudo indica, finalmente foi resolvido. Mesmo que parcialmente e, ainda assim, nos telefones mais recentes da marca: a família Xiaomi 12.

 

 

 

Um sensor único em sua categoria

Depois dos usuários passarem por um enorme calvário, a Xiaomi decidiu tomar providências sobre o assunto, e melhorou o sistema de proximidade nos telefones da família Xiaomi 12 de modo que a nova tecnologia é totalmente singular para essa funcionalidade.

A nova geração de dispositivos Xiaomi 12 resolveu por completo este problema. Para isso, a Xiaomi fechou um contrato de parceria com a empresa Elliptic Labs para desenvolver um sensor de proximidade virtual, o que mostra que essa anormalidade era relativamente séria a ponto de ser resolvido por conta própria.

O novo sensor fruto dessa parceria funciona com uma inteligência artificial que vai trabalhar em conjunto com o hardware desenvolvido pela Xiaomi, e está entregando bons resultados nos novos smartphones da empresa.

Além disso, tudo indica que essa parceria entre Xiaomi e Elliptic Labs será de longo prazo, de modo que muito provavelmente os futuros lançamentos dessa marca (e também da Redmi e da POCO) devem receber essa mesma solução, deixando para trás um problema que perdurou nos telefones por anos.

O sensor virtual é uma solução muito interessante, pois é uma alternativa de alto nível que dispensa a necessidade de recorrer a um hardware mais elaborado e que ocupa mais espaço entre os componentes internos.

Ou seja, está aberta a possibilidade do problema do sensor de proximidade presente nos modelos já existentes de smartphones da Xiaomi ser resolvido com uma atualização de software, já que não será necessário utilizar um tipo de hardware em específico para se obter os melhores resultados.

É provável que outros fabricantes de smartphones acabem seguindo o mesmo caminho da Xiaomi, que se torna pioneira neste tipo de solução.

 

 

 

Como calibrar o sensor de proximidade da Xiaomi

Enquanto a tecnologia da Elliptic Labs não se massifica dentro dos dispositivos da Xiaomi, os atuais proprietários de telefones da marca ainda precisam lidar com essas anormalidades no sensor de proximidade. E é preciso apresentar algum tipo de solução para esse grande grupo de usuários.

Neste caso, existe um pequeno truque que pode ajudar no objetivo do retorno do comportamento normalizado do sensor de proximidade dos smartphones da Xiaomi, mas não há garantias de efetividade para todos os telefones disponíveis. Ou seja, é um paliativo que pode funcionar ou não com o seu dispositivo, mas não custa nada tentar.

Além disso, vale a pena destacar que o problema do sensor de proximidade não afeta a vida dos usuários no uso cotidiano de forma excessiva, mas sim de forma frequente durante uma chamada telefônica. E, por incrível que pareça, muitos usuários ainda usam o smartphone para realizar e receber chamadas telefônicas.

E é justamente por conta desse motivo (e para atender ao interesse desse grupo de usuários) é que vale a pena ensinar este truque de ajuda a calibrar rapidamente o sensor de proximidade nos telefones da Xiaomi.

E a grande vantagem desse truque é que você não precisa realizar o download e a instalação de softwares adicionais para que o truque funcione.

Para tudo dar certo, você precisa utilizar um dos códigos secretos que está incorporado em praticamente todos os smartphones Android presentes no mercado. Esses códigos escondem funções ocultas que permitem a modificação de ajustes mais específicos no dispositivo.

Por isso, antes mesmo de continuar, fica o nosso alerta: ao realizar esse truque, você vai alterar áreas específicas do seu telefone, e vai fazer isso por sua conta e risco. Siga as instruções com atenção, modificando apenas os itens indicados a partir de agora. Não nos responsabilizamos por eventuais efeitos colaterais que o seu dispositivo pode apresentar se você for além das instruções que foram apresentadas neste artigo.

Dito isso, abra o aplicativo de Telefone (o mesmo utilizado para realizar chamadas telefônicas) e digite a sequência a seguir: *#*#6484#*#*.

Isso fará com que um menu oculto seja exibido, onde será possível visualizar as verificações de uma série de componentes presentes no dispositivo.

Você vai procurar pelo segmento número 22, denominado “Proximity Sensor Test” ou “Teste de Sensor de Proximidade”. Então, realize os passos indicados pelo sistema, posicionando o dedo exatamente em cima do sensor de proximidade, e observando para o número que aparece do zero ao cinco.

Dessa forma, você está realizando o processo de calibração do sensor de proximidade no seu smartphone da Xiaomi. Ao final do teste, esse recurso tende a se comportar melhor no seu telefone.

E então, você pode esperar por mais um tempo pela expansão do recurso oferecido pela Elliptic Labs. Ou vai guardando dinheiro para comprar um Xiaomi 12. O que vier primeiro.


Compartilhe