O que é o WiFi 6E? | TargetHD.net
TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia
O que é o WiFi 6E? | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Internet | O que é o WiFi 6E?

O que é o WiFi 6E?

Compartilhe

O WiFi 6 existe desde 2019, e está em pleno processo de expansão. Tal padrão vai melhorar a internet sem fio em casa e no escritório, com velocidades maiores e sinal mais estável. Vai chegar até a sua casa nos próximos anos, mas não será o único padrão disponível.

O nome original do WiFi 6 é 802.11 ax, mas é melhor simplificar a terminologia para o usuário final. Sua velocidade máxima é de 9.6 Gbps, um salto enorme em comparação ao WiFi 5, que alcança os 3.5 Gbps.

Tá… agora, você me pergunta: “e esse WiFi 6E?”.

Vou explicar.

 

 

 

O que é o WiFi 6E?

 

O WiFi 6E é uma atualização do WiFi 6 (que, repito, ainda não chegou nas nossas casas), contando com uma largura de banda maior para a transmissão de dados, menor interferência e melhor latência. Passa da banda de 2.4 GHz do WiFi 6 e soma 1.2 GHz dos 6 GHz originais desse padrão, alcançando até 7.125 GHz. Na prática, a multiplicação dos dados enviados para os dispositivos acontece de forma imediata.

No total, são até 7 canais de 160 MHz, ou 14 canais de 80 MHz. Isso pode variar de acordo com o roteador ou a configuração realizada nele. Porém, o mais importante aqui não é o aumento de velocidade, mas sim a maior qualidade de transmissão dos dados para os diferentes dispositivos em sua casa ou escritório.

As transmissões em distâncias curtas serão muito melhores, e os benefícios serão sentidos de forma sensível em lares, grandes empresas e, principalmente, espaços com muitas pessoas conectadas (algo que ainda não é possível no momento em que esse post foi produzido, mas temos fé no futuro), como grandes eventos esportivos e concertos.

 

 

 

WiFi 6E será uma realidade em 2021

 

Agora, temos algumas notícias que não são tão boas sobre o WiFi 6E.

Primeiro, você vai precisar realizar um investimento para adquirir roteadores compatíveis com o WiFi 6E. Alguns modelos estão chegando ao mercado, mas tal e como acontece em toda tecnologia que está nascendo, os primeiros modelos compatíveis com esse padrão de rede sem fio tendem a ser bem caros. E, para muitos de nós, o jeito vai ser esperar a tecnologia se popularizar antes de comprar um hardware compatível com ela.

Outra má notícia é que, sem medo de errar, o seu e o meu smartphone que utilizamos nesse exato momento não são compatíveis com o WiFi 6E, o que vai exigir mais um investimento no futuro com um telefone que consiga compreender o novo padrão de rede sem fio.

Só em 2021 vão aparecer os primeiros roteadores e smartphones compatíveis com o WiFi 6E. Recentemente, a Qualcomm apresentou ao mundo o seu novo processador para os dispositivos top de linha e premium, o Snapdragon 888. E ele é compatível com o WiFi 6E. Logo, você já pode imaginar que, pelo menos nesse primeiro momento, apenas os telefones mais badalados do mercado contarão com essa tecnologia de rede.

Na prática, o WiFi 6E é muito mais uma aposta do que uma realidade, e pode não ser uma boa ideia investir em um roteador com esse padrão quando a grande maioria dos seus gadgets não são compatíveis com ele. O melhor nesse caso é esperar a tecnologia se popularizar e, principalmente, se democratizar para que os preços comecem a cair.

E, antes disso acontecer, o WiFi 6 precisa se consolidar no mercado. Ou seja, o caminho é bem longo pela frente.

 

 

Via Popular Science


Compartilhe
TargetHD.net