Compartilhe

No passado, era quase impossível controlar um computador localizado no outro lado do planeta. Hoje com um computador e conexão de internet de boa qualidade, podemos fazer o impensável. E, de todas as formas para compartilhar arquivos existentes hoje, o torrent é uma das mais populares.

O torrent nada mais é do que o download P2P (peer to peer, ou para a par), ou compartilhamento de arquivos entre duas máquinas ou dois usuários. O gestor de torrent mais popular é o uTorrent, e nesse post vamos mostrar como ele funciona e como você pode tirar proveito dessa útil ferramenta.

O uTorrent está disponível para PC, Mac e Linux. Basta entrar na página oficial do programa e realizar o download. Seu instalador é bem pequeno, e uma vez baixado, é só instalar e executar o programa em seu equipamento.

A tela principal do programa mostra a área de downloads, que mostra as informações sobre cada arquivo baixado, a barra lateral (esquerda), onde podemos classificar os arquivos de acordo com o status de download, e na parte inferior uma tela de informações sobre o arquivo com download em curso.

Mas antes de começar a baixar os arquivos, é preciso configurar o uTorrent. Gastar esses cinco minutos para os ajustes resultam em uma experiência mais satisfatória.

 

 

Os principais ajustes do uTorrent

 

 

Opções como o início automático do aplicativo ao ligar o equipamento, perguntar antes de sair, iniciar os downloads automaticamente ou o idioma do software são ajustes básicos que o programa permite. Outro recurso importante do uTorrent é o ajuste da largura de banda. Como padrão, ele está em automático, mas desse modo, o programa consome toda a largura da banda de sua rede, o que limita o uso para os demais programas.

 

 

Vale a pena ajustar a velocidade máxima para todos os downloads envolvidos, para que você ainda consiga navegar na internet em segundo plano durante os downloads. Também é importante limitar o volume de downloads se você tem uma franquia de dados limitada.

Por fim, você pode programar o horário em que os downloadas são feitos. Você pode estabelecer um limite de horas para o uTorrent realizar os downloads de arquivos, de modo que é possível programar o aplicativo para trabalhar nos horários que você não está usando o computador para tarefas mais úteis.

 

 

 

Hora de começar a fazer os downloads no uTorrent

Feitos os ajustes de configuração, chegou a hora de iniciar os downloads. Para isso, execute um arquivo .torrent do conteúdo que você quer baixar da web. O arquivo .torrent é um pequeno documento que possui as informações básicas do conteúdo a ser baixado e de onde ele deve ser baixado. Esses arquivos com essa extensão estão espalhados pela internet. Basta você procurar com o termo ‘torrent’ e não será difícil encontrá-los.

Uma vez executado esse arquivo .torrent, o uTorrent abre com os seguintes dados de download:

– O nome do arquivo em download
– A barra de progresso de download
– O status do download (alguns arquivos podem estar inativos de tempos em tempos)
– A velocidade de download e upload

Com esses dados, você pode monitorizar em tempo real o estado do download. Quando a barra de progresso alcançar a marca de 100%, é sinal que o download foi concluído, e que o arquivo está disponível na pasta que indicamos como destino dos downloads nas preferências do uTorrent. Então, basta abrir o arquivo e ser feliz.


Compartilhe