O que é o Java, por que ele é importante, e como instalar no Windows 10 | TargetHD.net
TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia O que é o Java, por que ele é importante, e como instalar no Windows 10 | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | O que é o Java, por que ele é importante, e como instalar no Windows 10

O que é o Java, por que ele é importante, e como instalar no Windows 10

Compartilhe

O Java é uma das linguagens de programação mais utilizadas da história, por ser muito avançada e permitir a criação de todos os tipos de programas. Sem falar que é multiplataforma. A sua maior virtude é poder escrever o programa uma única vez, e fazer com que o programa fique disponível para múltiplas plataformas de forma bem simples.

Aqui, explicamos como realizar o download e instalar o Java no Windows 10.

 

 

Por que o Java é tão importante?

O Java serve para vários tipos de projetos, desde videogames até aplicativos para Android. É também uma linguagem orientada aos objetos, ou seja, baixa dependência de implementações. Por fim, é uma linguagem coerente, aproveitando todos os núcleos dos processadores para um melhor desempenho.

O Java é semi compilado e semi interpretado, ou seja, uma vez escrito o programa, ele faz uma tradução para um código que o computador compreende, mas que não é o código final, mas sim uma interpretação do sistema operacional antes dele funcionar. O conceito é conhecido como “write once, run anywhere”.

Isso faz com que os programas escritos no Java possam ser portados para todos os sistemas operacionais de forma bem simples, pois basta realizar uma compilação para cada um deles. O processo é automático dentro do ambiente de desenvolvimento, e depois disso, será o sistema operacional o encarregado em interpretar o código correspondente.

Por outro lado, ele é menos eficiente com o uso dos recursos do PC. Os computadores atuais são muito potentes, mas é preciso ter cuidado na hora de programar em Java e realizar boas rotinas para criar programas mais eficientes.

 

 

 

Como instalar o Java no Windows 10

Primeiro, você precisa instalar o SDK do Java. Esta é a ferramenta que inclui o interpretador de programas para execução no PC. Esse programa traduz o código compilado antes em um código final que será executado no PC.

O primeiro passo é ir ao site oficial do Java. Dentro dele, clique no botão de download para o instalador do SDK. O download dura poucos segundos.

Uma vez concluído o download, execute o instalador do SDK do Java no seu PC. Uma janela vai oferecer a opção de personalizar a rota de instalação dos arquivos SDK do Java, onde podemos deixá-lo como padrão para simplificar o processo. Clique em Instalar, e o processo de instalação se inicia.

Vai aparecer uma janela de progresso para indicar a quantas andam a instalação do SDK em nosso PC. O processo de instalação é bem rápido.

Por fim, a instalação do Java é concluída, e a partir de agora você pode executar em seu PC todos os programas escritos em Java que você quiser ou criar.


Compartilhe