TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia O que é o HDMI 2.1a? Preciso trocar minha TV? | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Tecnologia | O que é o HDMI 2.1a? Preciso trocar minha TV?

O que é o HDMI 2.1a? Preciso trocar minha TV?

Compartilhe

O padrão HDMI 2.1 é uma realidade em nossas vidas, mas poucas pessoas aproveitaram essa tecnologia a fundo ou de forma ampla. Algo até compreensível, pois a grande maioria dos usuários só deseja mesmo conectar o cabo na TV e começar a assistir aos conteúdos.

O problema é que acabou de chegar o HDMI 2.1a, a evolução direta da tecnologia que a grande maioria ignora que existe. E é preciso compreender o que está acontecendo aqui para poder aproveitar melhor dos benefícios presentes nos dispositivos que recebem essa característica.

Neste post, vamos mostrar quais são as principais vantagens no uso do HDMI 2.1a, até mesmo para que você possa se preparar para o que está por vir.

 

 

 

Mas… HDMI 2.1a… já? Tão cedo?

São muitas versões de HDMI disponíveis neste momento, e tudo isso pode ser muito confuso para os usuários mais leigos. E isso é fácil de se compreender, ainda mais com o fato do HDMI 2.1 aparecer em nossas vidas em 2021. Ou seja, sua atualização chegou apenas um ano depois de seu lançamento.

As principais vantagens do HDMI 2.1 é a possibilidade de melhor aproveitar dos conteúdos HDR, além de permitir uma melhor reprodução de vídeos em 4K, 8K e 10K a 120 Hz.

Além disso, os conteúdos são exibidos com latência automática, HDR dinâmico e taxa de atualização variável, entre outros elementos que resultam em uma experiência televisiva ainda mais atraente.

Por isso, a chegada do HDMI 2.1a em tão curto espaço de tempo pode ser algo surpreendente para muita gente. Por outro lado, é uma prova clara sobre como a tecnologia de imagem está avançando em uma velocidade que pode ser chamada de ‘vertiginosa’.

Nem tudo funciona tão bem no HDMI 2.1 como é prometido pelos fabricantes. Problemas com cabos e compatibilidades se tornaram comuns na hora de rodar jogos do PS5 em 4K a 120 Hz, por exemplo.

E o HDMI 2.1a chegou justamente para resolver esse tipo de problema.

 

 

 

O que o HDMI 2.1a pode nos oferecer?

As TVs podem mapear as cores que serão exibidas na tela a partir do rastreamento da fonte que é responsável pelo envio das imagens na tela. O recurso, que responde pela sigla SBTM, faz com que as Smart TVs compatíveis com HDR realize o ajuste automático dos níveis de brilho e alcance de cores.

Nenhum usuário quer perder tempo em realizar esses ajustes manuais. Logo, o HDMI 2.1a facilita a vida desse povo ao otimizar o processo. O resultado desses ajustes automáticos se reflete na exibição da imagem com a maior qualidade possível em qualquer tipo de conteúdo, dispensando a necessidade de intervenção humana.

O HDMI 2.1a não vai substituir os sistemas HDR já existentes. Ele vai otimizar ainda mais a imagem e, principalmente, solucionar um problema presente na versão anterior de sua tecnologia.

E a melhor parte disso tudo é que você não precisa comprar uma nova Smart TV para se beneficiar das vantagens do HDMI 2.1a. Em teoria, esse padrão pode chegar aos dispositivos através de uma simples atualização de software. Você nem mesmo precisa comprar um cabo novo para o recurso funcionar.

Porém, é melhor esperar que a política de atualização para o HDMI 2.1a seja oficialmente confirmada. Afinal de contas, vai que aparece alguma surpresa no meio do caminho.

Além disso, o HDMI 2.1a pode oferecer outras novidades de hardware para os futuros dispositivos, de modo que devemos ficar atentos até mesmo para realizar um bom investimento em um novo produto.

De qualquer forma, a existência do HDMI 2.1a está mais que justificada, pois teremos um importante benefício com a chegada deste recurso.


Compartilhe