O que é melhor no computador: mais RAM ou uma RAM mais rápida? | TargetHD.net
TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia O que é melhor no computador: mais RAM ou uma RAM mais rápida? | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | O que é melhor no computador: mais RAM ou uma RAM mais rápida?

O que é melhor no computador: mais RAM ou uma RAM mais rápida?

Compartilhe

Escolher os componentes do seu futuro computador não é uma tarefa das mais fáceis, especialmente quando o seu orçamento é curto. Uma diferença financeira pode resultar em grandes consequências no desempenho do sistema. Logo, é importante saber onde gastar e onde vale a pena economizar.

A RAM é sempre um componente complicado nesse sentido. A quantidade de memória ideal pode mudar muito dependendo do uso que você vai dar ao computador. Em um passado não muito distante, 8 GB de RAM era o normal. hoje, para alguns casos, ter menos de 16 GB de RAM não é o recomendável. Mas… qual é o limite?

 

 

Capacidade e velocidade: o que é o mais importante?

Não adiante ter grande quantidade de RAM se ela não é veloz. É importante você entender se existe diferenças substanciais entre as memórias DDR4-2666 e DDR-3600. A diferença de dinheiro pode ser investida em outros recursos do equipamento.

E a resposta (por mais cretina que possa parecer) é, como sempre, “depende”.

 

 

Testes de desempenho mostram que uma RAM mais rápida se nota no desempenho do computador, mas as diferenças nem sempre são notáveis e nem é a mesma em todos os sistemas.

O efeito que um aumento de frequência tem em cada jogo é diferente. Em alguns jogos, isso é imperceptível, e em outros pode ser a diferença entre obter uma taxa de frames estável ou não. Na prática, não se nota tanto na taxa de frames média (de quatro ou cinco frames em média), mas sim no ‘percentil 97’, ou seja, a velocidade que ela pode alcançar na maior parte do tempo sem contar com os irritantes ‘saltos’.

Não só isso: os efeitos de uma memória mais rápida são notados mais com processadores AMD Ryzen do que com chips Intel Core. No final das contas, o processador tem uma grande importância na hora de gerenciar o uso da RAM, especialmente na multitarefa.

Sobre o tamanho, a diferença é ainda mais evidente: optar por 8 GB é ficar limitado com muitos jogos. A diferença de desempenho é muito mais notável com 16 GB, que deve ser o mínimo que você deve ter no computador. Por outro lado, o salto entre 16 GB e 32 GB é inapreciável, mas olhando para o futuro, pode valer a pena investir em 32 GB.

Em resumo: você deve gastar mais dinheiro em uma memória mais rápida?

Se você puder escolher, é melhor comprar uma maior quantidade de memória do que investir em uma memória mais rápida. Se você tem orçamento para isso, dar o salto para uma memória mais rápida dará bons resultados em alguns jogos, mas a diferença não é tão grande como a que você poderia ter comprando uma placa gráfica melhor, por exemplo.


Compartilhe