Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Dicas de Compras | O que é melhor: esperar pelo novo iPhone ou comprar o modelo da geração anterior?

O que é melhor: esperar pelo novo iPhone ou comprar o modelo da geração anterior?

Compartilhe

Uma questão frequente que aparece de tempos em tempos nas redes sociais e sites especializados é se vale a pena esperar pelo lançamento do próximo iPhone ou comprar um modelo atual. Especialmente nessa época do ano, faltando aproximadamente dois meses par ao lançamento de uma nova geração do smartphone da Apple.

Muitos consumidores têm dúvidas sobre possíveis quedas de preço em modelos existentes e sobre as novidades que a nova geração pode trazer. A Apple não é conhecida por grandes inovações ano após ano, o que pode influenciar na decisão de compra.

Neste artigo, quero facilitar a vida dos mais indecisos, compartilhando meus pensamentos sobre esperar o lançamento do novo iPhone ou comprar um modelo da geração anterior.

 

O que você tem agora? É Pro ou não-Pro?

O ciclo de atualização de um iPhone é geralmente mais longo que o de um Android, durando cerca de cinco a seis anos. Ou seja, o primeiro critério que você precisa pensar é: qual é o seu atual modelo de iPhone?

Se você está com um iPhone mais antigo, qualquer modelo relativamente moderno já é uma grande melhoria, e isso pode representar até uma economia no final das contas. Por exemplo, sair de um iPhone 8 para pegar um iPhone 13 é um salto considerável e, ao mesmo tempo, garante uma longevidade de pelo menos mais cinco anos de atualizações.

Por outro lado, se você troca de iPhone com frequência por preferir ter a mais recente tecnologia nas mãos, é melhor esperar o modelo do ano a ser lançado pela Apple. E enviar um PIX para ajudar a manter o blog no ar, pois você é rico.

Outra dúvida que aparece com frequência é a escolha entre os modelos Base (incluindo o iPhone Plus) e as versões Pro. Qual é a mais recomendada?

Para a maioria dos usuários, os modelos Pro não são necessários. Eles são mais caros e suas principais vantagens, como o formato RAW e o zoom avançado, são relevantes apenas para usuários específicos.

Modelos não Pro são mais do que suficientes para atender a todas as necessidades da esmagadora maioria dos usuários, sendo mais econômicos e oferecendo desempenho e qualidade de câmera satisfatórios.

A não ser que você queira rodar jogos AAA no iPhone com desempenho máximo e, ainda assim, se pergunte se vale a pena pagar a mais por isso.

 

Decidindo entre esperar ou comprar

A decisão de esperar pelo novo iPhone ou comprar um modelo atual depende das necessidades do usuário e das expectativas em relação às novas funcionalidades. E aqui, estou dizendo o óbvio. Mas vale a pena ilustrar melhor os pontos que os mais indecisos precisam observar antes de tomar essa decisão.

Historicamente, a diferença entre o último modelo e o anterior não é significativa. Comprar o modelo do ano passado ou até de dois anos atrás pode ser uma decisão inteligente e econômica para a grande maioria dos usuários.

Você pode até esperar pelo lançamento de uma nova geração do iPhone para fazer as devidas comparações nas diferenças em relação aos modelos das gerações anteriores. Porém, a principal vantagem aqui é a queda de preço da versão do telefone da Apple de um ou dois anos.

Seu bolso vai agradecer, acredite.

Só tenha em mente que o iPhone se desvaloriza bem menos que o Android, de modo que o preço reduzido pode ser abaixo do que você espera.

Mesmo assim, modelos do telefone da Apple com um ou dois anos de vida tendem a perder valor de forma mais significativa tão logo um novo iPhone é lançado, o que sempre pode resultar em uma excelente relação custo-benefício, considerando o produto que estamos abordando para a compra.

 

Qual iPhone comprar?

Para aqueles clientes que realmente querem economizar um bom dinheiro e ter um novo iPhone para chamar de seu, o recomendado é comprar sempre o modelo anterior ao mais novo. A relação custo-benefício já é boa o suficiente para a troca valer a pena.

Na pior das hipóteses (ou se o sue orçamento não é tão elevado), você pode escolher um modelo com dois anos de vida. O valor a ser pago é ainda menor, e o dispositivo ainda vai receber pelo menos cinco anos de atualizações do iOS.

Só vale a pena trocar o seu atual iPhone pelo modelo lançado no ano se você realmente precisa de um novo recurso apresentado pela Apple no novo dispositivo. Se essa funcionalidade é considerada essencial para atender as suas necessidades específicas (e se o preço cabe no seu bolso), a compra do modelo do ano está racionalizada e justificada.

Espero ter ajudado. Boas compras.


Compartilhe