TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia O que é melhor: desligar o PC ou deixá-lo em suspensão? | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | O que é melhor: desligar o PC ou deixá-lo em suspensão?

O que é melhor: desligar o PC ou deixá-lo em suspensão?

Compartilhe

Essa é uma dúvida que perdura por anos, e muitos usuários não sabem o que é melhor para o seu caso. Entre desligar o computador ou manter o equipamento em standby, existem mitos e verdades que não se aplicam a todos.

Fato é que, com o passar do tempo, desligar o computador de forma manual não é algo mais necessário. E isso fez com que mais e mais pessoas não mais desligassem o PC para não ter que esperar por um longo tempo de inicialização.

Algo que também desapareceu com a popularidade do SSD.

Neste post, vamos mostrar quando é melhor desligar o computador, e quando é recomendado ou seguro usar o modo standby no equipamento.

 

 

 

O que levar em consideração na escolha?

Um dos argumentos contra o desligamento do PC era o suposto desgaste dos componentes, além do impacto mínimo nos equipamentos com hardware mais moderno. Por outro lado, manter o computador ligado o tempo todo também gera um desgaste a longo prazo, mesmo quando não está em uso por muito tempo.

Todo e qualquer produto de tecnologia possui uma vida útil limitada, e é o seu comportamento no equipamento que vai determinar se ele vai funcionar bem por um tempo maior ou menor. Se você usa o computador para trabalhos pesados todos os dias, a tendência é que ele naturalmente dure menos.

Logo, baseado nos argumentos de vida útil do equipamento, não dá para determinar de forma simples e direta se é melhor desligar por completo o computador ou manter o equipamento em stanbdy ou ligado o tempo todo. Tudo depende basicamente dos hábitos e necessidades individuais do usuário.

Eu sei. Até agora eu não dei qualquer tipo de resposta que possa ser útil para a sua vida. Até porque não existe uma resposta 100% correta e definitiva neste caso.

Mas eu prometo que vamos chegar a algum lugar.

 

 

 

O que fazer então?

A resposta é a mesma que utilizamos para várias situações em nossa vida: depende.

Se você utiliza o computador o dia inteiro com pequenas pausas como almoço, lanche ou cafezinho, o ideal é manter o equipamento ligado o tempo todo e, durante as pausas, ativar o modo de suspensão ou standby. Isso fará com que a RAM funcione o tempo todo, agilizando o processo de recuperação do equipamento para voltar ao trabalho mais rapidamente.

Por outro lado, se você usa o computador por duas horas pela manhã, tem uma pausa de três horas e vai voltar o equipamento no meio da tarde por mais duas horas (ou só a noite), é melhor usar o modo de hibernação do PC.

Ao ativar o modo de hibernação, a RAM é desligada por completo, e uma cópia dos elementos essenciais do estado do PC é salva na unidade de armazenamento do equipamento. Quando você voltar a trabalhar nele, a cópia retoma do mesmo ponto (inclusive com os mesmos programas abertos) o status do sistema operacional.

Por fim, se você utiliza o PC em momentos muito específicos do dia ou da semana, o ideal é desligar o computador por completo, justamente para evitar o desgaste dos componentes pelo uso em modo standby por muito tempo. Sem falar que você pode evitar a famigerada Tela Azul da Morte e dados perdidos por falhas de execução de sistema ou aplicativos instalados.


Compartilhe