O que é, e como funcionam os certificados digitais no Android | TargetHD.net
TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia
Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | O que é, e como funcionam os certificados digitais no Android

O que é, e como funcionam os certificados digitais no Android

Compartilhe

Em alguns momentos, o seu smartphone Android precisa dar mais ênfase para a parte da segurança dos dados nele armazenados. E é nesse momento que entra em ação os certificados digitais, que gerenciam alguns recursos específicos do dispositivo.

Neste post, vamos explicar o que são esses certificados digitais e como eles funcionam no seu smartphone, para que você possa gerenciá-los de forma eficiente no seu dispositivo.

 

 

 

O que são os certificados digitais?

 

Os certificados digitais identificam computadores, smartphones e aplicativos para as questões de segurança, confirmando as permissões que cada um deles possui.

Nos smartphones, esses certificados podem vir instalados no próprio sistema, e ficam ativos para que todos os recursos do dispositivo possam funcionar perfeitamente. Também podem ser instalados manualmente pelo usuário para acessar serviços específicos, como sites de bancos, onde o nível de segurança é mais alto por motivos óbvios.

Você pode ver a lista de certificados instalados no seu dispositivo em Ajustes > Segurança > Codificação.

 

 

 

Como instalar novos certificados?

 

Se você precisa instalar um certificado digital para acessar o site do seu banco ou para envio de dados sensíveis do governo para realizar tarefas na internet em um ambiente seguro, siga os procedimentos abaixo:

 

  1. Faça o download do arquivo correspondente ao certificado digital do site que você quer acessar.
  2. Depois, no seu smartphone, acesse Ajustes > Segurança > Codificação > Credenciais.
  3. Então, toque em Instalar Certificados a partir da unidade de armazenamento do dispositivo.
  4. Na parte superior esquerda, toque em Instalar a partir do armazenamento, e selecione o local onde você salvou o certificado.
  5. Toque no arquivo e digite o nome para o certificado.
  6. Por fim, selecione VPN, Aplicativos ou WiFi.

 

Dentro do item Instalar Certificados, você pode encontrar de forma direta a rotina para instalar os três tipos de certificados digitais mais comuns. Basta então escolher uma das três opções:

 

  • Certificados de CA: permitem que sites, aplicativos e VPNs criptografem dados.
  • Certificado de Usuário: também conhecido como Certificado de Cidadão, é um documento digital que contém nossos dados de identificação. Permite que você se identifique na Internet e troque informações com outras pessoas e organizações com a garantia de que somente nós e o outro interlocutor podemos acessá-las.
  • Certificado Wi-Fi: permite que você instale o certificado que dá acesso a redes Wi-Fi privadas com altos níveis de segurança, como o Wi-Fi de uma universidade.

 

 

 

Removendo os certificados pessoais

 

Se você não precisa mais usar um determinado certificado, seja por uma questão de segurança ou porque você não quer mais esse item no sistema operacional, vá em Ajustes > Segurança > Certificado > Credenciais, vá em Armazenamento de Credenciais e toque em Apagar Credenciais. Aceite as mudanças e pronto: credencial removida.


Compartilhe