O que é Dolby Atmos, e como você pode ter na sua TV | TargetHD.net
TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia O que é Dolby Atmos, e como você pode ter na sua TV | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Áudio e Vídeo | O que é Dolby Atmos, e como você pode ter na sua TV

O que é Dolby Atmos, e como você pode ter na sua TV

Compartilhe

Se você gosta do mundo do áudio e vídeo, com certeza já ouviu falar da tecnologia Dolby Atmos. Mas… você sabe exatamente o que ela significa?

Muitas vezes vemos o logotipo do Dolby Atmos em produtos, cartazes de séries e filmes e outros elementos relacionados ao conteúdo de áudio e vídeo, mas muitos de nós não sabemos como ela atua nesse conteúdo. Logo, vamos explicar o que é, como ela muda a sua vida, e como você pode ter esse recurso em sua TV.

 

 

O que é Dolby Atmos?

Dolby Atmos é uma tecnologia de som que se destaca por ser o primeiro sistema híbrido de som envolvente, combinando os canais clássicos de som (5.1, 7.1 ou 9.1) ou Beds, junto com objetos de som dinâmicos, conhecidos como Objects.

A tecnologia Dolby Atmos permite colocar até 128 objetos em qualquer parte da sala, com total versatilidade de movimentos e intensidade. Ele usa metadados que um equipamento de áudio compatível distribui entre os diferentes alto-falantes da sala. Quanto mais alto-falantes você tem, melhores são os resultados.

 

 

O resultado é uma experiência de dom em 360 graus, uma vez que o som “se move ao redor do espectador”. É preciso deixar claro que o Dolby Atmos não é o som em si, mas sim a informação sobre o som. Esses dados se sobrepõem aos sinais de som envolvente existentes.

Logo, as pistas Dolby Atmos são, na realidade, Dolby True HD ou Dolby Digital Plus. As faixas só podem ser transmitidas via cabo HDMI, conectando o dispositivo reprodutor diretamente ao receptor AV. Pelo menos era assim até agora: a conexão eARC já transmite direto para a TV.

 

 

Como você pode ter o Dolby Atmos na sua TV?

Primeiro, você precisa de um equipamento compatível e conteúdo gravado nesse formato. Barras de som top de linha utilizam um pequeno “truque” para suprir os alto-falantes de teto, colocando os mesmos na parte superior da barra de som. Esses alto-falantes emitem o som par acima para realizar o rebote no teto, e isso dá a impressão que o som realmente está saindo do teto.

 

 

Sobre as TVs, se você não conta com uma barra de som incorporada, o máximo que você pode obter é uma simulação do som espacial. Também é possível transmitir o som Dolby Atmos a partir da TV até o equipamento de som, via HDMI ARC.

O conteúdo é outro componente indispensável. Para quem fala inglês, tudo fica muito mais fácil, pois os filmes contam com áudio original nesse formato.

Serviços de streaming como Netflix ou Amazon apostam no Dolby Atmos. Porém, nem todas as TVs são compatíveis com a faixa Atmos desses serviços. Vale a pena você pesquisar quais modelos entregam todas as características que você procura, para a melhor experiência de áudio e vídeo possível.


Compartilhe