TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia O que é BIOS, e o que fazer com ele? | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | O que é BIOS, e o que fazer com ele?

O que é BIOS, e o que fazer com ele?

Compartilhe

O BIOS é um dos componentes mais importantes no seu computador, mas acaba ficando um pouco de lado diante de outros softwares, como o sistema operacional e o pacote de escritório.

Com o objetivo de oferecer um conhecimento mais específico sobre os componentes do seu computador, vamos explicar neste post o que é a BIOS, para quê ela serve e como ela pode jogar a seu favor na hora de realizar ajustes avançados no seu PC desktop ou notebook.

 

 

 

O que é a BIOS

BIOS (Binary Imput Output System) é um software pré-instalado em um chip na placa mãe do computador, que está encarregado em gerenciar as tarefas mais básicas do equipamento, como o comportamento e gerenciamento dos dispositivos de inicialização e controladores essenciais. É o primeiro programa que o seu equipamento vai executar, abrindo as portas para o pleno funcionamento do sistema operacional.

 

 

 

Quais tipos de BIOS existem

  • ROM (Read Only Memory): é um BIOS que só pode ser gravado pelo fabricante de hardware. É uma memória não volátil, pois não depende da corrente elétrica para armazenar dados. Suas mudanças se mantém salvas mesmo depois que você desligar o computador.
  • EPROM (Erasable Programmable Read-Only Mempry): BIOS que pode ser modificado por impulsos elétricos, permitindo que seu conteúdo seja removido de forma simples.
  • Flash BIOS: o BIOS mais utilizado neste momento, pois usa uma memória flash para armazenar as informações e as configurações do usuário. Pode ser atualizada com relativa facilidade e, por causa disso, também é uma memória não volátil, mantendo os dados mesmo sem energia elétrica.

 

 

 

Qual é a utilidade da BIOS?

 

 

Estas são algumas funções da BIOS:

  • Ele inicializa todos os componentes de hardware do computador.
  • Testa se todo o hardware está funcionando corretamente.
  • Ativa o carregador de boot para iniciar o sistema operacional.

 

Nos computadores mais antigos, o BIOS é útil para interagir com dispositivos de entrada de saída via sistema operacional, sendo assim indispensável para o funcionamento do equipamento.

 

 

 

Como entrar no BIOS

Primeiro, você precisa saber qual é a sequência das teclas definida pelo fabricante do seu computador para acessar a BIOS. O mais comum é pressionar as teclas, F2, F12 ou Delete logo após você ligar o equipamento. Uma pesquisa no Google vai permitir que você descubra essa informação, ou o simples ato de tentativa e erro.

 

Entrando no BIOS no Windows 11 ou anterior

  1. Abra as configurações do sistema e entre em Recuperação.
  2. Localize o botão Reiniciar agora localizado em Inicialização avançada.
  3. Espere o computador reiniciar.
  4. Nas opções que aparecem na tela, selecione Solucionar problemas.
  5. Clique em Opções avançadas.
  6. Clique em UEFI Firmware Settings.

 

 

 

Como atualizar o BIOS

 

 

As atualizações do BIOS podem ser mais ou menos frequentes, dependendo do fabricante do seu computador. A prática melhora a segurança do equipamento, evitando o mau funcionamento do mesmo.

Normalmente, o processo de atualização da BIOS não é algo muito complexo. Porém, se algo der errado, o seu computador vai parar de funcionar.

Para tudo dar certo, procure no site do fabricante do seu computador o software executável que realiza o processo de forma simplificada.

Faça o seguinte:

  1. Baixe a versão mais recente do BIOS ou UEFI do site oficial do fabricante. É muito importante que você verifique se o arquivo baixado é legítimo e oficial.
  2. Execute o programa de instalação, se fornecido pelo fabricante. Caso contrário, você deve descompactar o conteúdo em uma unidade USB.
  3. Entre no painel de configuração do BIOS e mantenha o USB conectado.
  4. Use os menus para acessar as opções de atualização. Siga as etapas que você vê na tela para instalar a versão mais recente.

Compartilhe