TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia O que é a pasta Windows.old? Posso eliminar essa pasta? Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | O que é a pasta Windows.old? Posso eliminar essa pasta?

O que é a pasta Windows.old? Posso eliminar essa pasta?

Compartilhe

Seja para instalar o Windows 11 ou reinstalar o Windows 10, liberar espaço no disco rígido ou SSD é algo fundamental. O processo sempre vai ocupar algum espaço de armazenamento, e se você salva o mundo via download, na hora de instalar (ou reinstalar) o sistema operacional, pode ter alguns problemas.

Na procura por liberar espaço para receber o novo software, muitos usuários menos avisados ou mais inexperientes acabam encontrando uma pasta um tanto quanto peculiar: a Windows.old.

De onde ela veio? Como ela apareceu ali? Do que ela se alimenta?

Neste post, oferecemos essas respostas.

 

 

 

A Windows.old pode ser a sua salvação

 

 

Quando o usuário não sabe mais o que fazer para liberar mais espaço de armazenamento no seu computador, recorre ao espaço que vai aparecer na frente de alguma forma. E procurar por esse espaço na unidade em questão pode resultar em descobertas bem interessantes.

Além dos arquivos temporários de internet e até resquícios de programas previamente instalados, você também pode encontrar a pasta Windows.old dentro da unidade de disco local, normalmente nomeada como C:. E encontrar essa pasta pode ser a salvação da lavoura para muita gente.

A pasta Windows.old é, sem sombra de dúvida, uma das formas mais rápidas e eficiente de remover boa parte de um lixo inútil que está ocupando espaço no computador, uma vez que o próprio Windows é especialista em ficar armazenando qualquer arquivo que encontra pela frente, por entender que um dia vai precisar desse arquivo em algum momento no futuro.

E o que temos dentro da pasta Windows.old?

Nada menos que a instalação prévia do Windows instalado em seu computador. A pasta é criada principalmente nos casos de atualização da versão completa do sistema operacional. Por exemplo, quando você instalou o Windows 10 em forma de atualização, a partir do Windows 7.

O principal objetivo para a criação dessa pasta é a possibilidade em fazer um downgrade de versão do sistema operacional. Neste caso, se você não gostou do Windows 11 e quer voltar para o Windows 10, a pasta Windows.old permite que você retorne para a versão anterior sem maiores danos colaterais.

Agora, se você entende que não vai voltar atrás e que prefere manter a nova versão do sistema operacional da Microsoft, pode eliminar esta pasta sem problemas.

 

 

 

Então… devo eliminar a pasta Windows.old?

 

 

Se você entende que não vai mais precisar dela porque está confortável com a atual versão do seu sistema operacional, pode remover a pasta Windows.old sem maiores problemas. Ao fazer isso, você vai liberar entre 20 e 30 GB de espaço na sua unidade de armazenamento, o que é algo mais que bem vindo para quem precisa desse espaço na vida prática com o computador.

Normalmente o Windows dá um prazo para que os usuários se arrependam do upgrade de versão e apliquem o downgrade no sistema operacional. Se você acha que vai mudar de ideia depois da mudança, vale a pena manter a pasta por mais um tempo. Mas se esse prazo já expirou, pode simplesmente deletar a pasta de forma direta no Gerenciador de Arquivos.


Compartilhe