O que é a Dogecoin?

Compartilhe

O mundo das criptomoedas não para, e está se tornando cada vez mais complexo. Quando todos os olhos estão voltados para a volta do Bitcoin e suas altas de cotação que são consideradas recordistas pelos especialistas financeiros, vem uma tal de Dogecoin que, “do nada”, aumentou o seu valor de mercado de forma igualmente explosiva.

Quando digo “do nada”, quero dizer que foi de forma repentina, mas talvez não tão inesperada, já que várias moedas digitais estão se beneficiando deste momento de boa fase. O Dogecoin realizou a façanha de aumentar 600% do seu valor em apenas 24 horas, algo incomum neste universo.

É claro que a volatilidade das criptomoedas é uma constante que todo investidor precisa conviver. Porém, no caso da Dogecoin, é algo ainda mais chamativo principalmente pelas causas que resultaram nas consequências inesperadas desse aumento.

 

 

 

Seu nome vem de um meme (é claro)

 

 

O nome Dogecoin tem como origem o meme Doge. Quem sabe o objetivo aqui era ser mais divertido, descolado e amigável que o Bitcoin. Mas jamais saberemos a realidade sobre isso.

Seu funcionamento é similar ao do Bitcoin, pois a Dogecoin faz parte de uma rede descentralizada para transações entre pessoas físicas e jurídicas sem uma regulamentação específica. Ela trabalha da mesma forma que as demais moedas virtuais disponíveis no mercado, mas tem o seu desenvolvimento baseado no Litecoin.

 

 

 

O que gerou o crescimento repentino do Dogecoin?

 

 

A Dogecoin se beneficiou inesperadamente quando começaram a ganhar destaque no Reddit algumas empresas ou iniciativas aparentemente despretensiosas, que só queriam aumentar o valor da moeda virtual para até US$ 1 por ação.

Um detalhe importante sobre o assunto é que não existe uma grande empresa ou corporação por trás e, aparentemente, não é possível obter lucros com esse tipo de manobra. Estão promovendo a Dogecoin apenas pelo prazer de fazer dar certo.

Esse movimento é similar ao que aconteceu no caso da GameStop, com a diferença que, no caso da quase falida loja de games e eletrônicos, o objetivo final era trollar e rir do sistema de Wall Street, mostrando como a especulação no mercado de ações pode ser extremamente prejudicial em cenários não previstos.

 

 

 

O que vai acontecer com a Dogecoin?

 

 

Não dá para saber.

Seu valor não ultrapassa aquele que é determinado pelos usuários que se organizaram para promover a Dogecoin no mercado, e não sabemos por quanto tempo os reflexos dessa iniciativa serão absorvidas pelo mercado.

Por outro lado, a única verdade que é uma constante neste momento é que o pessoal que promoveu o crescimento da Dogecoin alcançou objetivos maiores que apenas o seu crescimento de cotação do mercado. O barulho foi tamanho, que chamou a atenção de ninguém menos que Elon Musk, que é capaz de mudar uma cotação de uma moeda virtual apenas colocando o nome dela na sua bio no Twitter (e isso é assustador).

 

 

Vamos ver o que vai acontecer nos próximos dias com a Dogecoin. Mesmo com uma eventual queda no valor de mercado, seu nome já é conhecido por todos. Mas… será que vamos ver esse movimento via Reddit se repetir? É bem possível. É um coletivo tentando mudar a cara do mercado financeiro de alguma forma.


Compartilhe