Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | O que acontece se você instalar o Windows 11 em um PC não compatível

O que acontece se você instalar o Windows 11 em um PC não compatível

Compartilhe

O suporte oficial ao Windows 10 vai terminar em 14 de outubro de 2025, e eu já falei sobre isso aqui no blog por diversas vezes. Então, ninguém pode dizer que não foi avisado quando o seu computador parar de receber atualizações da Microsoft.

A “morte” do Windows 10 está levando muitos usuários a buscar outras alternativas, que vão de comprar um novo computador a instalar o Linux no equipamento antigo, e seguir com a vida normalmente.

Mas sempre existe aquele grupo de usuários que gosta de desafiar as coisas como elas são. E essa galera está se perguntando: “o que acontece se eu tento instalar o Windows 11 em um PC que não possui as especificações técnicas compatíveis?”.

Este artigo contém respostas para essa pergunta.

 

Os requisitos para o Windows 11

Antes de começar a responder a pergunta que motivou a produção desse conteúdo, precisamos entender o que a Microsoft pede para que o Windows 11 seja instalado no seu computador.

Em teoria, um computador não é compatível com a mais recente versão do sistema operacional da Microsoft se ele não contar com um (ou vários, ou todos) dos requisitos mencionados abaixo:

  • Mínimo de 4 GB de RAM
  • Processador não suportado
  • Chip TPM 2.0 ou tecnologias equivalentes (Intel PTT ou AMD fTPM)

Dito isso, “NÃO COMPATÍVEL” não quer dizer “É IMPOSSÍVEL DE INSTALAR”.

Você até pode instalar o Windows 11 no velho computador que não possui as especificações técnicas. Mas se fizer isso, terá que lidar com as consequências dos seus atos.

 

O que acontece com o Windows 11 em PC não compatível?

Para começo de conversa, você terá que lidar com uma marca d’água permanente no canto inferior direito, indicando incompatibilidade. E isso pode ser bem irritante para algumas pessoas.

Por outro lado, esse é o menor efeito colateral para quem está desafiando a Microsoft. Existem coisas piores que podem acontecer.

Você pode detectar possíveis problemas de compatibilidade, que sempre vão variar conforme a configuração e a idade dos componentes do PC.

O equipamento também está sujeito a riscos de danos ao hardware, que não são cobertos pela garantia da Microsoft. Se bem que a gigante de Redmond não ia cobrir nada no seu computador mais antigo de qualquer forma.

Por último (e o mais grave de todos), você não vai receber as atualizações parciais ou totais do Windows 11, incluindo correções de segurança e bugs.

O último item é o que me leva a NÃO RECOMENDAR a instalação do Windows 11 em computadores não compatíveis, pois os riscos dos seus dados pessoais ficarem comprometidos são enormes.

 

Se algo der errado após a instalação, o que eu faço?

Se problemas surgirem após a instalação do Windows 11 no seu computador antigo e não compatível, é possível retornar ao Windows 10 seguindo etapas simples: basta acessar Configurações > Sistema > Recuperação > Opções de Recuperação > Voltar.

Lembrando que esse procedimento só é válido para quem fez uma ATUALIZAÇÃO do Windows 10 para o Windows 11 e, ainda assim, em uma janela recente de tempo.

Não adianta se arrepender dois anos depois de instalar o Windows 11, pois depois de tanto tempo, não tem volta.

De um modo geral, não existem problemas muito sérios em instalar o Windows 11 em computadores não compatíveis, desde que os dispositivos contem com, pelo menos, um processador Intel Core i5 Gen 4 ou Ryzen 3, além de 8 GB de RAM e uma unidade de armazenamento em SSD.

Para concluir, a má notícia para quem ainda se anima em tentar usar o Windows 11 no computador antigo e desatualizado.

A Microsoft pode implementar atualizações que afetem negativamente o desempenho do Windows 11 em máquinas não compatíveis. Só para te obrigar a comprar um PC novo.

E se você quer mesmo tentar a instalação do Windows 11 assim mesmo, existem métodos alternativos que podem contornar as restrições da Microsoft, como é o caso do Rufus, que modifica arquivos de instalação e permite o by-pass das verificações de compatibilidade através de comandos específicos no prompt.

Mas me isento da obrigação em dividir a responsabilidade com você em caso de problemas mais sérios. Você vai tentar tais métodos por sua conta e risco.


Compartilhe