carregador

Todo mundo sabe disso: comprar um carregador genérico para o smartphone oferece um desempenho inferior ao item original ou de série. Mas tem gente que pensa: o que pode dar errado?

Muita coisa.

O carregador do seu smartphone é mais importante do que o que você imagina. Não é um simples cabo alimentando um gadget, mas sim um transformador de corrente, convertendo o valor da corrente de um circuito.

A tensão que emana de uma tomada de 110V ou 220V, é demais para um smartphone, que não precisa de tanta energia para alimentar a sua bateria. Aliás, tanta energia pode queimar o dispositivo com facilidade. E é aqui que o carregador entra em ação: ele converte toda essa tensão elétrica em algo mais aceitável para o seu telefone.

Você já está se dando conta da importância do carregador. Se ele estiver em um estado ruim, ele pode danificar seriamente o seu smartphone. Qualquer falha na conversão de energia e seu telefone pode terminar frito, assim como um curto circuito.

Por isso, a explicação para não recomendarmos um carregador genérico é bem simples: seu smartphone precisa de uma quantidade de volts específica e suportável. O carregador original sabe esse valor, convertendo na quantia exata. Um genérico não oferece o valor específico, sem importar se tem a mesma entrada que seu celular.

Logo, é melhor prevenir do que lamentar. Um pequeno gasto pode evitar uma despesa muito maior.