TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia O que acontece se o IMEI está inválido em um smartphone? | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | O que acontece se o IMEI está inválido em um smartphone?

O que acontece se o IMEI está inválido em um smartphone?

Compartilhe

Ao comprar um telefone novo e, principalmente, de segunda mão, é muito importante verificar o status de IMEI do dispositivo. Este código numérico é o identificador global daquele dispositivo, e ele fica associado de forma específica a uma operadora.

Em alguns casos, o IMEI pode ser considerado inválido ou é invalidado por algum motivo alheio à vontade do usuário. E sem esse código, você pode ter problemas sérios.

Mas… quais problemas.

Neste post, vamos mostrar o que pode acontecer com o seu smartphone se o código IMEI do dispositivo é considerado inválido.

 

 

 

Em termos práticos: adeus, smartphone

Se um IMEI de um smartphone é considerado inválido, é sinal que aquele dispositivo não está associado a nenhum fabricante ou operadora de telefonia móvel. Ou seja, ele não tem as características necessárias para funcionar em escala global. Por outro lado, as próprias operadoras de telefonia bloqueiam o acesso de rede ao dispositivo para não permitir o uso do mesmo com a operadora.

Isso pode acontecer por dois motivos:

  1. Ou uma falha de software por conta de uma atualização, falha ou no processo de fabricação do telefone, e até mesmo uma má reparação do dispositivo em si.
  2. Ou porque existe uma resposta da própria operadora, que incluiu o IMEI em uma lista negra de bloqueio, por diferentes motivos, incluindo o não cumprimento dos requisitos mínimos estabelecidos para o funcionamento ou porque o dispositivo foi roubado.

Seja como for, não ter o IMEI válido pode ser um enorme problema para manter o telefone em funcionamento. As chances de um dispositivo seguir funcionando sem este código é algo residual. Mas… existe alguma coisa que pode ser feita para contornar a situação?

 

 

 

Será que tem solução?

Bom… a primeira coisa que você deve fazer é: não entrar em pânico. Essa não é a pior coisa que pode acontecer com o seu smartphone, por mais complexo que seja o problema do IMEI.

Depois, verifique se o número de IMEI do seu dispositivo não entrou em uma listra negra. Para identificar esse código no seu smartphone, abra o aplicativo de Telefone do smartphone e digite o código *#06# na tela de chamadas.

Então, copie o código numérico que vai aparecer na tela, pois este é o código de IMEI do seu dispositivo e acesse um dos inúmeros sites disponíveis na internet que realizam esse tipo de verificação (alguns deles são gratuitos).

Se você concluir que o IMEI do seu smartphone está em uma lista negra, entre em contato com a sua operadora de telefonia móvel para resolver o problema. Você vai precisar informar alguns dados que reforçam a credibilidade da propriedade do telefone, como por exemplo a nota fiscal de compra.

Se o bloqueio do IMEI aconteceu por conta de uma falha de software, volte para a tela de Telefone e, na área de chamadas telefônicas digite o código *#*#3646633#*#*. Então, vai aparecer uma série de opções na tela. Selecione os itens Conectivity > CDS Information.

Você deve encontrar dois itens com os nomes Phone 1 e Phone 2. Em cada um deles, digite o seguinte:

  • AT+EGMR=1,7, “Código IMEI”
  • AT+EGMR=1,10, “Código IMEI”

Quando você finalizar, clique em Send at Command para confirmar a operação. Reinicie o smartphone, e pronto: problema resolvido.


Compartilhe