TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia O que acontece se eu seguir utilizando o Internet Explorer a partir de hoje? | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | O que acontece se eu seguir utilizando o Internet Explorer a partir de hoje?

O que acontece se eu seguir utilizando o Internet Explorer a partir de hoje?

Compartilhe

Hoje, 15 de junho de 2022, termina o suporte oficial da Microsoft para o Internet Explorer, navegador web que foi dominante no passado, mas que sentiu os efeitos do tempo e do atropelamento promovido pelo Google Chrome.

Para o usuário comum, a mudança para outras alternativas já aconteceu, e a informação compartilhada no parágrafo anterior não tem impacto algum em sua vida. Porém, no caso de entidades governamentais e algumas empresas, esse fim de suporte pode representar um enorme problema.

Vamos então descobrir o que vai acontecer a partir de hoje com o fim do suporte oficial para o Internet Explorer.

 

 

 

Já era para você ter feito a mudança, sabia?

Opções para substituir o Internet Explorer não faltam. A própria Microsoft decidiu seguir em frente, e o Edge hoje é o seu navegador web principal. O novo software é mais competente e compatível com a internet atual, e entendo que vale a pena dar uma chance para ele.

Mas se você não tem como objetivo seguir cedendo os seus dados para a Microsoft, não tem problema. Tem o Google Chrome, o Brave, o Firefox, o Opera… vários outros softwares que estão atualizados e oferecem muito mais recursos que o abandonado Internet Explorer.

Ou seja, quem não mudou até agora só não fez porque não quis… ou porque não podia fazer.

Vários sistemas informáticos ainda dependem do Internet Explorer para funcionar bem, como algumas plataformas online mais antigas. As empresas não se preocuparam em atualizar os seus sistemas, ou concluíram que a mudança era cara ou complexa demais. E isso criou um cenário mais complexo para esse grupo específico.

De qualquer forma, vamos entender melhor qual é o cenário de momento sobre o uso do Internet Explorer nos computadores ativos, onde ele ainda está funcionando, e o que efetivamente vai acontecer a partir de hoje.

 

 

 

O que acontece com o Internet Explorer a partir de hoje?

Quase a metade dos dispositivos que nesse momento contam com o Windows 10 instalado ainda usam o Internet Explorer como navegador web. E diversas administrações públicas de dezenas de países fazem o mesmo.

A partir de hoje, o Internet Explorer deixa de receber atualizações regulares por parte da Microsoft, que vai deixar o navegador web em estado vegetativo. Ou seja, ele vai continuar a funcionar, mas sem receber suporte oficial (atualizações de segurança, correções e melhorias de desempenho, otimizações de software etc.). E, nesse cenário, você vai usar o software por sua conta e risco.

O principal problema a partir de hoje em seguir utilizando o Internet Explorer 11 para navegar na web é a falta de segurança, que só vai aumentar com o passar do tempo. E não recomendamos o seu uso por motivos óbvios: ele será uma válvula de escape dos seus dados mais importantes, e eu tenho quase certeza de que você não quer isso.

Para quem quer seguir navegando na internet com segurança, o mínimo que você deve fazer é, pelo menos, migrar para o novo navegador Edge. E para as empresas que ainda precisam do Internet Explorer para as suas plataformas, o jeito é contratar os serviços como o Long-Term Servicing Channel (LTSC) do Windows 10, pois essa é uma forma de manter o suporte oficial ao navegador.

Do mais, mude de navegador ainda hoje. Opções não faltam. E ficar agarrado ao passado é uma enorme perda de tempo neste caso.


Compartilhe