O que acontece se eu não ativo o Windows 10?

Compartilhe

Você pode fazer o download de qualquer versão do Windows 10 (Home, Pro ou Enterprise) de graça, instalar e utilizar o sistema operacional no computador como testes por 30 dias a partir da data de instalação. Depois disso, a Microsoft limita várias funções do sistema operacional, e essa é uma forma gentil em tentar convencer você a comprar uma licença válida.

Mas muitas pessoas se perguntam o que realmente acontece se você não ativa o Windows 10 no computador.

E eu estou disposto a oferecer respostas.

 

 

 

Marca d’água por todos os lados

 

Depois do período de testes, o Windows 10 vai mostrar uma marca d’água no canto inferior direito, com uma mensagem pedindo pela ativação do sistema operacional. Essa marca vai se sobrepor a todos os aplicativos e programas, e ela não pode ser escondida com janelas ou abas.

A boa notícia é que dá para tirar a marca d’água de forma relativamente simples.

 

 

 

Nada de personalizar o Windows 10

 

Essa é, talvez, a limitação mais irritante. A Microsoft veta a possibilidade de personalizar a aparência do sistema operacional, impedindo a mudança das cores das janelas, do fundo de tela e dos temas padrão do Windows 10.

Assim, o Windows vai usar um fundo de desktop em preto e um esquema de cores com ênfase para o cinza, azul ou preto. Você não pode alterar nada da aparência física do sistema operacional, inclusive usando aplicativos de terceiros.

 

 

 

Nada de sincronizar com outros dispositivos da Microsoft

 

A sincronização e o cruzamento de dados entre diferentes equipamentos do ecossistema da Microsoft fica vetada. Ou seja, nada de sincronizar arquivos entre diferentes computadores, ou aplicar uma estética única para todos os equipamentos.

Essa limitação é sempre péssima para quem tem (por exemplo) um desktop e um ultrabook ou notebook para trabalho remoto, e quer ter as mesmas configurações básicas nos dois dispositivos.

 

 

 

Adeus ao suporte técnico

 

A compra de uma licença do Windows 10 ou de qualquer outro produto da Microsoft dá ao usuário o direito a obter um suporte técnico personalizado, dentro das próprias opções do sistema. Até podemos recorrer aos fóruns da Microsoft para obter esse suporte por parte dos moderadores, mas a assistência personalizada não pode ser acionada por motivos legais.

Se você é dono de uma micro empresa ou tem um pequeno comércio, ou é um estudante ou possui qualquer outra atividade comercial e/ou educacional, você não vai querer isso.

 

 

 

O que segue funcionando no Windows 10 não ativo?

 

Além das limitações impostas pela Microsoft e que já foram mencionadas nesse post, basicamente todo o resto.

As atualizações do sistema operacional serão instaladas sem problemas, assim como as atualizações do Windows Defender. Para manter a integridade e segurança do sistema, o Windows 10 manterá ativo o seu antivírus o tempo todo, de modo que você não precisa recorrer às soluções de terceiros.

Do mais, o Windows 10 vai seguir funcionando sem problemas, inclusive sem afetar o seu desempenho geral, sem afetar a instalação de novos aplicativos e programas, além de manter o uso do disco sem qualquer tipo de alteração. Tudo vai seguir funcionando tal e como aconteceu no primeiro dia, com exceção para todas as limitações mencionadas nesse post.

Se você consegue conviver com tudo o que não vai funcionar… quem sabe essa é uma forma interessante de usar o Windows 10 de graça?

Fica a dica.


Compartilhe