Depois da vulnerabilidade do processador Tegra X1 permitir a instalação de outros softwares na primeira geração do Nintendo Switch, as pessoas tentaram instalar emuladores, jogos não oficiais e até os sistemas operacionais Linux e Android. Agora, a façanha é instalar o Windows 10 no console.

O objetivo do desenvolvedor @imbushuo era rodar os jogos do PC no Switch. E, para isso, ele precisava instalar o Windows 10 no console. E ele (quase) conseguiu.

O processo de instalação usando a brecha do Tegra X1 é relativamente simples. O problema é fazer o Windows 10 funcionar, mesmo com o suporte aos processadores ARM adicionado pela Microsoft com a chegada do processador Qualcomm Snapdragon 835.

Ben só conseguiu instalar o sistema operacional e habilitar algumas funções (WiFi e tela touch). Quando ele tentou seguir adiante com a instalação, ele se deparou com a temida Tela Azul da Morte (ou BSOD).

O mesmo Ben revela que não teve muito tempo para buscar uma solução para o problema, pois o código precisa de uma grande limpeza para remover erros e habilitar recursos, além de muito trabalho em cima da ACPI e USB. Mas ao menos é interessante o processo.

Ben publicou o seu trabalho no GitHub, pois se alguém da comunidade quiser tentar ajudar no desenvolvimento, pode tentar. Ele até brincou pedindo ajuda para a Nintendo e Microsoft para solucionar a falha da BSOD, mas obviamente ele não obteve resposta.

 

Via GitHub