Compartilhe

O WhatsApp não é compatível com todos os dispositivos, por causa das várias atualizações que chegam ao aplicativo. Assim, os dispositivos mais antigos deixam de ser compatíveis com as versões mais antigas dos sistemas operacionais.

Obviamente, nós cansamos de recomendar aqui no blog para que você sempre atualize a versão do seu sistema operacional (desde que você esteja ciente que esses updates não vão afetar o bom funcionamento do seu smartphone e a integridade dos arquivos pessoais), além de manter os apps atualizados para evitar brechas de segurança e ameaças.

Mas nem todos podem fazer isso. Quem tem um smartphone muito antigo (e não pode trocar porque falta grana para isso) não tem como atualizar o sistema operacional e os aplicativos instalados nele.

Agora… você já se perguntou o que acontece se o seu dispositivo não é mais compatível com o WhatsApp?

 

 

Se você não se perguntou, respondemos mesmo assim

Muitas pessoas atualizam os seus smartphones regularmente, de modo que jamais se preocuparam com o não funcionamento do WhatsApp. Porém, nem todo mundo pode comprar um celular novo, e nem todos os usuários contam com a mesma habilidade ou preocupação em relação aos updates.

Por isso, algumas pessoas (e não são poucas, acredite) acabaram recebendo um aviso informando que o WhatsApp deixou de ser compatível com o seu equipamento. Uma mensagem de texto aparece uma vez que você tenta entrar no aplicativo.

A mensagem, em via de regra, avisa a todos que estão na mesma situação (um dispositivo com sistema operacional antigo, ou com uma versão muito desatualizada do WhatsApp), mas nem sempre isso acontece. Em alguns dispositivos, o aplicativo de mensagens simplesmente deixa de funcionar, e informa que você precisa trocar de telefone para seguir utilizando o serviço.

O pessoal que tinha Windows Phone sabe muito bem do que eu estou falando, pois passou por isso recentemente. Uma mensagem dizia claramente o seguinte: “Você já não pode usar o WhatsApp nesse telefone, porque o WhatsApp não mais oferece o suporte para ele. Toque aqui para aprender como mudar para um telefone que possui suporte”.

 

 

O que quer dizer tudo isso?

Que uma vez que o seu telefone deixou de receber suporte por parte do WhatsApp, você nunca mais poderá usar o aplicativo nesse dispositivo, e a única forma em seguir usando o app é comprando um smartphone novo.

E aqui, amigo leitor, não tem muita escolha. Ou você troca de dispositivo, ou vai ficar de fora dos grupos de família, amigos, trabalho e contatos pessoais mais próximos.

Não acho que há muito espaço para pensar no que fazer, caso a sua prioridade ou real necessidade é ficar no WhatsApp. Existe o placebo que é o uso do WhatsApp Web, mas você vai precisar confirmar a sua conta em um smartphone, algo que você não tem nessa situação.

Logo, retire o escorpião do bolso, ou pare de achar que o seu telefone de 2012 ainda funciona muito bem (e que, por isso, não há motivos para você trocar de telefone). Quando algo se torna obsoleto demais no mundo da tecnologia, é preciso mudar para se manter em dia com ela. E o WhatsApp, de certa forma, contribui para essa marcha da evolução, “forçando” algumas pessoas a darem o passo.


Compartilhe