Fato: um dia, eu, você e todos nós vamos morrer. E, entre familiares, amigos e dívidas que vamos deixar para trás, deixaremos também nossas contas de e-mail e nas redes sociais. E o que acontecerá com a sua vida digital depois que você deixa esse mundo?

Poucos se perguntam sobre isso por não parecer algo relevante. Mas, na verdade, é. Alguém precisa estar ciente do que fazer com o seu e-mail na Google e sua conta no Facebook (e em outros locais) depois do seu falecimento. E a melhor coisa que você pode deixar como última vontade digital é desativar tudo.

Homenagem no Facebook

Uma vez que a pessoa morre, a página do Facebook pode se transformar em uma conta de celebração. Basta pedir para alguém de confiança informar à rede social que você morreu.

Você também pode escolher um herdeiro, que pode mudar a sua foto de perfil e fixar publicações. É possível configurar isso em Configurações > Segurança > Contato de legado.

A conta do Instagram também pode virar mural de homenagem depois que alguém morre.

Google

Já a Google dá duas opções: eliminar a conta com todos os seus dados, ou compartilhar essa conta com alguém de confiança.

Para eliminar seus dados, escolha o tempo de inatividade, ou seja, quando que os dados são eliminados depois de um determinado período sem uso. E esse é um passo que não tem volta, fique ciente disso.

A configuração dessa solução pode ser feita nesse link. Ofereça os dados solicitados e escolha o tempo de inatividade antes da conta ser eliminada.

No mesmo link também é possível configurar o compartilhamento da conta, onde você pode escolher as pessoas com as quais você quer compartilhar a sua conta em caso de morte (até 10 pessoas).

E… sim… também é possível escolher para que alguém de confiança elimine a sua conta por completo.