Um modder transformou o PS4 Slim em um console portátil, mantendo os principais componentes internos e redesenhando a fonte de energia e o chassi. Um projeto que, por si, dá um trabalho enorme. Mas é ainda mais impressionante quando pensamos que é um console da Sony envolvido no projeto.
A criação exigiu uma redução no tamanho da placa PCB, uma reconfiguração da área de distribuição de energia e a integração dos controles diretamente no corpo do console, para que o produto fosse totalmente independente e em um corpo único.
A partir de agora, mostramos alguns dos principais detalhes do projeto.
Por que o PS4 Slim?
O PS4 Slim foi a base do projeto por ser menor e ter uma APU mais eficiente, facilitando o encaixe e o uso de energia com um sistema menos robusto.
Para otimizar o espaço e reduzir o peso, o modder removeu o disco óptico e o disco rígido, substituindo os dois elementos por um SSD, que é mais compacto, rápido e confiável.
Ou seja, esse é um console 100% digital, como era de se esperar. E como é qualquer portátil gaming do momento, com exceção óbvia ao Nintendo Switch.
O sistema de controle foi integrado, incluindo a interface de toque do PS4, com dois botões adaptados para facilitar o uso na estrutura do portátil.
Até porque o seu design é “original”, uma vez que não existe um PS4 portátil.
O console usa uma tela de 7 polegadas com resolução 1080p. Para compactar todos os elementos exibidos na tela, a interface de toque foi removida e o conector HDMI foi adaptado para um mini-HDMI.
E tudo funcionou logo de cara?
É claro que não.
O primeiro protótipo apresentou problemas com o calor gerado pelos componentes internos e pela reação química entre componentes. O material foi ajustado, solucionando também as falhas gráficas e de fixação dos componentes.
Embora totalmente funcional, o PS4 portátil ainda gera muito calor, impedindo o uso enquanto conectado à energia elétrica, obrigando o uso de uma bateria integrada.
A consequência prática disso é que simplesmente não dá para utilizar esse console em voos comerciais nos EUA, pois o dispositivo conta com uma bateria de 100 Wh.
Enquanto o modder trabalha no experimento do PS4 portátil, há rumores de que a Sony estaria desenvolvendo um console portátil oficial baseado neste modelo, mas sem confirmação oficial.
No final das contas, o produto final é um console portátil funcional, ainda que grosso e pouco estético, mas que roda jogos nativamente em formato digital com boa qualidade de desempenho.
E isso é o que realmente importa… até que a Sony apresente um produto oficial com esse formato.
Para ver o processo de montagem do PS4 portátil na íntegra, clique aqui.