Um dos principais destaques dos novos Pixel 9 e Pixel 9 Pro do Google é o Google Gemini. Sim, eles estão com um design renovado, ótimas câmeras e mais memória. Mas a IA é tudo para a gigante de Mountain View nesse momento.
O problema é que o principal elemento para que a Inteligência Artificial funcione de forma plena nesses smartphones não faz jus ao que veio. O processador Tensor G4 não tem o mesmo desempenho quando comparado com os seus concorrentes diretos da Qualcomm e da Apple.
Alguns analistas questionam que a relação custo-benefício do Tensor G4 não é das melhores, e o Pixel 9 Pro pode ser uma grande decepção por conta disso.
Analisando o desempenho do Tensor G4
O processador Google Tensor G4 foi fabricado em um processo de 4nm, e apresenta uma configuração de núcleo que inclui um núcleo Cortex-X4, três Cortex-A720 e quatro Cortex-A520.
Os núcleos mais novos melhoram o desempenho do processador, mas testes de benchmarks indicam que o aumento é modesto, com apenas 15% de melhoria em relação ao Tensor G3.
Na prática, sua performance não é suficiente para competir com chips como o Snapdragon 8 Gen 3, que ainda é considerado o melhor processador de 2024.
O Tensor G4 apresenta uma melhoria de desempenho em tarefas de um único núcleo, mas a remoção de um núcleo de desempenho pode limitar sua capacidade em tarefas que exigem múltiplos núcleos.
Em testes de benchmark, o desempenho do G4 ainda fica aquém do que é oferecido por dispositivos como o iPhone 15 Pro, o que pode desmotivar potenciais compradores que buscam alta performance.
Claramente voltado para a Inteligência Artificial
Está ficando cada vez mais claro que o Google otimizou o Tensor G4 para as tarefas com Inteligência Artificial, deixando de lado o desempenho em tarefas pesadas de outras categorias.
O chip é projetado para suportar uma variedade de tarefas de IA, e esse promete ser o principal diferencial para os smartphones da linha Pixel 9.
O que pode impactar a percepção de valor dos novos smartphones do Google é a perda de exclusividade de alguns recursos de Inteligência Artificial.
Funcionalidades como o Circle to Search está disponível em outros telefones Android, como vários modelos da série Samsung Galaxy de 2024 (como é o caso do Galaxy S24).
Mas nem tudo é decepção para o Tensor G4.
Uma de suas novidades é a integração do modem Exynos 5400, que promete até 50% mais eficiência em comparação com o modem da geração anterior do processador.
Dessa forma, problemas de superaquecimento e consumo de energia presentes no Tensor G2 ou G3 foram (finalmente) solucionados (na teoria).
Outra adição interessante é a capacidade do novo modem em ser compatível com a conectividade via satélite, colocando esse processador em pé de igualdade com a concorrência.
Vale o quanto custa?
Com um preço inicial sugerido de 1.099 euros (1.199 euros para a versão XL), o Pixel 9 Pro se posiciona na faixa premium do mercado, e se apresenta como candidatos a melhores smartphones de 2024.
O problema aqui está no desempenho bruto do Tensor G4, que está otimizado para a Inteligência Artificial, mas não para todo o resto.
Smartphones de linha média podem entregar um desempenho similar, mas cobrando um preço muito menor. Ou seja, considere se vale a pena pagar muito a mais só por causa do Google Gemini.
Aliás, o telefone de linha média bem mais barato pode ter o Gemini sem problemas. Faça as contas com cuidado neste caso.