príncipe nigeriano

O tiozinho que aparece na foto acima é Michael Neu, norte-americano de 67 anos, que foi preso por se passar pelo tal nigeriano que queria oferecer dinheiro para todo mundo através de um e-mail suspeito.

Neu não é nigeriano, muito menos um príncipe. Mas foi acusado de 269 processos de fraude eletrônica e lavagem de dinheiro. Ele é suspeito de ser o intermediário de centenas de transações financeiras para tentar enganar vítimas através da internet, transferindo parte desse dinheiro para cúmplices na Nigéria.

O golpe começa com o envio de um e-mail para um destinatário ao acaso, informando que ele foi nomeado um beneficiário em um testamento. Em alguns casos, o autor se fazia passar por um funcionário do governo e, em outros casos, por um rico príncipe nigeriano.

 

 

Ele pedia que as vítimas fornecessem números de conta bancária e seu titular, além de uma forma de identificação. Também pediam o envio de dinheiro para iniciar o suposto processo de transferência de herança.

O autor da carta se comprometia a reembolsar todos os gastos tão logo os fundos saíssem da Nigéria. Obviamente, o dinheiro prometido nunca chegava.

Agora… imaginem se esse golpe fosse criado por um brasileiro…

Bom, melhor não imaginar isso.

 

Via NYT