O passo a passo para mudar a senha da sua rede WiFi

Compartilhe

Mudar a senha do seu WiFi é algo que se faz necessário de tempos em tempos. Se você recebe muitas visitas, ou seus vizinhos adoram tentar acessar a sua rede sem fio, trocar a senha é a solução para a maioria dos seus problemas.

Por isso, vamos mostrar nesse post como você pode mudar a senha do seu WiFi, em um processo que é mais simples do que parece. O passo a passo pode apresentar algumas variações, mas de um modo geral, o processo é o mesmo para todos os modelos de roteador disponíveis.

 

 

 

Acessando o seu roteador

 

1) Primeiro, localize o endereço do seu roteador, seja pela própria conexão WiFi do smartphone (via Porta de acesso), ou pelo seu computador e/ou tablet. Na pior das hipóteses, digite o número de IP 192.168.0.1 ou 192.168.1.1, que um desses endereços deve funcionar (ou procure pela internet o endereço IP correspondente ao modelo do seu roteador).

2) Feito isso, abra um navegador de internet e digite o endereço IP do roteador na barra de endereços. Isso vai abrir a página de configurações do roteador, que pode pedir um nome de usuário e senha, que pode ser localizado em uma etiqueta na parte traseira do roteador, ou digitando ADMIN no nome de usuário e 00000 na senha. Se nada funcionar, ligue para a sua operadora de internet e peça esses dados.

 

 

 

Mudando a senha do WiFi

 

Uma vez que você acessou a tela de configurações do seu roteador, chegou a hora de mudar a senha da sua rede WiFi local. O processo pode variar, dependendo do modelo de roteador que você possui, com termos e telas diferentes. Mas o processo como um todo é o mesmo.

 

3) Navegue pelos menus da tela de configurações, e procure por termos como Rede Local ou Wireless. Então, localize o termo Nome da Rede ou SSID, que é o que determina o nome de sua rede WiFi.

4) Com esse item do nome, vamos encontrar o item de senha. Se você nunca mudou o nome da rede de sua cada, vale a pena fazer isso agora, retirando o nome genérico indicado pelo fabricante. É um passo opcional, mas que ajuda a reforçar a barreira de defesa que o dispositivo precisa ter.

5) Pois bem, chegou a hora de mudar a senha do seu WiFi. É recomendado o uso de senhas seguras e difíceis o suficiente para que a sua rede sem fio não seja acessada por qualquer pessoa. Combine palavras que podem ser lembradas com letras, números e caracteres mais complexos.

 

Lembre-se de manter essa senha a salvo em um lugar seguro, pois você vai precisar dela para reconectar todos os dispositivos que você tem em casa. Mudar a senha do WiFi significa mudar as credenciais de acesso de todos os seus dispositivos de forma automática.

E é isso. Você acabou de mudar a senha do WiFi de sua casa, obtendo assim um pouco de paz na sua vida e, de quebra, retirando os intrusos de sua rede sem fio doméstica. Vale a pena tomar essa medida ou adotar tal procedimento de tempos em tempos, principalmente se você perceber que sua internet está bem lenta quando você só está lendo e-mails (e mora sozinho em casa).


Compartilhe