smartphone

Papai Noel (ou seus pais, cônjuges, namorados ou amigos muito legais) pode ter deixado de presente para você um novo smartphone. Ou o seu primeiro smartphone, quem sabe.

Desembalar o dispositivo para colocá-lo em funcionamento é um ritual que, para algumas pessoas pode ser algo chato ou difícil, especialmente se você é um iniciante no mundo da tecnologia.

Por isso, esse post mostra como você deve configurar um smartphone novo antes da primeira utilização, sem deixar escapar detalhes importantes.

 

Configurar um smartphone Android

 

Praticamente todos os fabricantes configuram inicialmente da mesma forma, exceto em detalhes pontuais. Logo, os passos a seguir serão os mesmos, independente do smartphone em questão.

1. Escolha um idioma: é um dos primeiros passos (escolha Português do Brasil). Aqui, tome cuidado para não escolher um idioma desconhecido, pois voltar atrás nesse ponto é algo bem complicado.

2. Conectar a uma rede WiFi: o smartphone vai pedir para se conectar à internet. Não é algo obrigatório para seguir na configuração, mas facilita os passos seguintes com o download de atualizações e aplicativos.

3. Conecte a sua conta Google: também é outro item não obrigatório, mas ao introduzir um e-mail Google com sua senha, ele vai sincronizar e recuperar dados importantes que você já possui em outro dispositivo. Você pode fazer isso mais tarde no item Contas e Sincronização.

4. Atualize o software: é possível que o seu novo smartphone chegue até você com uma versão antiga do Android. Logo, antes de começar a usar, atualize o dispositivo em Ajustes > Sobre o Smartphone > Atualização de Software, e realize o download da nova versão.

5. Personalização: um dos últimos passos. Aqui, depende mais do fabricante e de sua capa de personalização aplicada (ou não) sobre o Android. Você pode trocar o fundo de tela, widgets e configurar o teclado e atalhos da barra superior do Android, entre outros itens.

6. Download dos primeiros aplicativos: de (quase) nada serve um smartphone sem aplicativos. O último passo é ir até a Google Play e baixar os aplicativos que você quer, ou atualizar os que já vieram pré-instalados no dispositivo. Lembrando: se o passo 3 não foi feito, é preciso fazer nesse ponto: adicionar uma conta Google e sua senha para ter acesso a esses aplicativos.