iphone

Papai Noel (ou seus pais, cônjuges, namorados ou amigos muito legais) pode ter deixado de presente para você um novo smartphone. Ou o seu primeiro smartphone, quem sabe.

Desembalar o dispositivo para colocá-lo em funcionamento é um ritual que, para algumas pessoas pode ser algo chato ou difícil, especialmente se você é um iniciante no mundo da tecnologia.

Por isso, esse post mostra como você deve configurar um smartphone novo antes da primeira utilização, sem deixar escapar detalhes importantes.

 

Configurar um iPhone

 

1. Escolha um idioma: é o primeiro passo para configurar o iOS (escolha Português do Brasil). Basta escolher um item e prosseguir, escolhendo também o país ou região, o que afeta parâmetros como data, hora e fuso horário.

2. Conectar a uma rede WiFi: o iOS pede que você se conecte à internet. Aqui, diferente do Android, temos um passo obrigatório para seguir configurando o dispositivo. Logo, ou você usa o WiFi ou usa os dados móveis do smartphone (se ele tiver um cartão SIM inserido).

3. Configurar o Touch ID ou o Face ID: agora temos dois sistemas de segurança biométrica no iPhone. Para funcionar, temos que criar primeiro um código de seis dígitos, e depois configurar os sistemas segundo os passos solicitados. Esse passo pode ser feito em um momento posterior, nos ajustes do telefone.

4. Restaurar informações e dados (se houver): se você já tinha um iPhone, pode restaurar os dados no novo dispositivo, via cópia de segurança no iCloud ou iTunes. Se você tem um dispositivo Android, também pode transferir os dados do smartphone anterior no seu novo iPhone.

5. Iniciar uma sessão no Apple ID (ou criar um): passo primordial para o seu iPhone funcionar. Entre com as credenciais de uma conta já existente, ou se você não tem uma conta Apple ID, crie uma, e preencha o formulário de criação.

6. Configure o Siri e outros serviços: o sistema vai pedir para que você diga algumas frases para que o assistente Siri se familiarize com a sua voz, mas se você não quer fazer isso agora, pode deixar esse passo para um momento posterior, acessando os ajustes do smartphone.

7. Instale aplicativos: o último passo é fazer o download de aplicativos. Com o Apple ID já inserido, basta entrar na App Store, escolher o que queremos baixar no smartphone e esperar as instalações serem concluídas.