Por quase três décadas, o Paciência do Windows foi a ferramenta perfeita para a procrastinação, especialmente nos momentos de solidão quando queremos um pouco de distração. Pois bem, em 2019, o Paciência finalmente se tornou um novo membro do Hall da Fama dos Videogames.

O Paciência da Microsoft estreou no Windows 3.0 em 1990, e desde então é um dos aplicativos mais utilizados da história. Ele foi traduzido para 65 idiomas e, a cada ano, são executadas mais de 35 bilhões de partidas em mais de 200 países ao redor do mundo.

O Strong National Museum of Play de Nova York revelou os quatro novos membros do World Video Game Hall of Fame, que hoje conta com lendas como John Madden Football, Tomb Raider, Final Fantasy VII, Sonic the Hedgehog, Grand Theft Auto III, The Legend of Zelda, The Sims, Space Invaders, DOOM, Pac-Man, Pong, Super Mario Bros., Tetris e World of Warcraft.

Além de Microsoft Windows Solitaire, entraram no Hall da Fama dos Videogames os jogos Colossal Cave Adventure, Mortal Kombat e Super Mario Kart. Segundo o museu, esses jogos afetaram de forma significativa a indústria dos videogames, a cultura pop e a sociedade em geral, e mesmo sendo muito diferentes entre si, cada um deles foi relevante do seu jeito em seu segmento.

 

 

Paciência e Campo Minado tinham missão secreta no Windows

 

Nos casos de Mortal Kombat e Super Mario Kart, até hoje são franquias muito importantes e presentes na atual geração de consoles. Talvez Colossal Cave Adventure seja o jogo menos conhecido dessa lista, já que foi criado em 1976 para MS-DOS. Não conta com gráficos e é baseado exclusivamente no texto, já que era uma aventura interativa de fantasia, onde era preciso escolher os passos a seguir para resolver enigmas e encontrar tesouros. O jogo serviu de inspiração para jogos como Zork e Adventureland.

E o Paciência é um jogo que dispensa maiores apresentações. Um jogo simples, prático e funcional.

 

 

Os demais oito finalistas (que não foram premiados)

 

Candy Crush Saga
Centipede
Dance Dance Revolution
Half-Life
Myst
NBA 2K
Sid Meier’s Civilization
Super Smash Bros. Melee

 

Via Museum of Play