Estão deixando a gente sonhar.
A HMD Global, que decidiu usar a marca Nokia apenas e tão somente para ficar alimentando a nossa nostalgia (e, neste caso, nossos sonhos), vai relançar o Nokia Lumia 920, mas rebatizando o dispositivo com o nome HMD Skyline.
Nem preciso dizer que o plano principal da HMD é convencer os trouxas nostálgicos como eu que essa versão atualizada do dispositivo merece o meu investimento.
Bom, se a HMD não criar campanhas publicitárias falsas para promover o produto, já está valendo. Ou a empresa podia se valer do bom humor para dar aquela bela zoada em tudo o que aconteceu no passado.
Nokia Lumia 920 segue vivo em nossos corações
Quem viveu a época sabe que tenho razão no que vou falar a partir de agora.
O Nokia Lumia 920 é icônico, pois entregou ao mundo a câmera PureView com sistema de estabilização ótica, algo que era considerado muito avançado para o seu tempo, além do gerenciamento do hardware via Windows Phone, que não era um sistema operacional ruim, mas que nunca teve a devida atenção da Microsoft no seu desenvolvimento.
Quando Steve Ballmer lançou o Cavalo de Troia na Nokia (que resultou na compra por parte da Microsoft), o Lumia 920 se tornou o símbolo da tentativa e erro do Windows Phone, fracassando em um mercado que se posicionava para o duopólio iOS/Android.
A HMD Global, que já relançou vários telefones clássicos da Nokia (3310, 6310, 5310) e segue capitalizando em cima da nostalgia, quer agora aquecer nossos corações com o HMD Skyline, que nada mais é do que o remake do Lumia 920, com importantes atualizações.
É claro que o Windows Phone NÃO está de volta
Se você realmente acreditou que o Windows Phone seria ressuscitado, você errou rude.
O HMD Skyline é sim uma repaginação do Lumia 920, mas é gerenciado pelo sistema operacional Android. Seu hardware foi atualizado para atender às demandas do mundo de hoje, mas o design clássico permanece, tal e como deve (e precisa) ser.
O modelo recebe o processador Snapdragon 7s Gen 2, trabalhando com até 12 GB de RAM, tela AMOLED FullHD+ entre 6.3 e 6.7 polegadas com taxa de atualização de 120 Hz, câmera principal traseira de 108 MP, lente ultra grande angular de 8 MP, sensor macro e bateria de 4.900 mAh com recarga rápida de 33W.
Além disso, o design colorido de bordas retas e biséis arredondados recebe a certificação IP67 contra água e poeira na resistência, Ainda faltam alguns detalhes sobre o modelo, mas tudo o que foi revelado sobre ele permite que os mais nostálgicos se permitam a sonhar com o dispositivo.
O HMD Skyline apela para a nostalgia, um diferencial que dificilmente as outras marcas podem utilizar para atrair os consumidores. Ou você vai me dizer que você realmente sente saudades do horroroso Galaxy Gran Duos da Samsung?
A conexão emocional que temos com a Nokia até hoje explica e justifica a aposta da HMD nesses produtos do passado. Só entendo que o apelo comercial seria muito maior se esse telefone se chamasse Nokia Lumia 920.
De qualquer forma, você agora sabe que o Lumia 920 está voltando de alguma forma. Se você está neste momento bebendo da fonte da nostalgia ou viveu a época e quer ter o telefone novamente, comece a guardar dinheiro desde já.
Especificações Técnicas do HMD Skyline
Tela:
- Tipo: AMOLED PureDisplay
- Resolução: FHD+ (Full High Definition Plus)
- Taxa de atualização: 120 Hz
- Suporte a HDR10+
Processador:
- Modelo: Qualcomm Snapdragon 7s Gen 2
Memória:
- RAM: 8 GB ou 12 GB
- Armazenamento interno: 256 GB
Sistema Operacional:
- Versão: Android 14
Câmeras:
- Traseira:
- Principal: 108 MP
- Ultra grande angular: 8 MP
- Macro/Profundidade: 2 MP
- Frontal:
- 32 MP
Bateria:
- Capacidade: 4.900 mAh
- Suporte a carregamento rápido de 33 W
Conectividade:
- Bluetooth 5.2
- NFC (Near Field Communication)
Outros:
- Porta USB-C
- Suporte para Dual nano SIM
- Leitor de impressões digitais integrado na tela
- Alto-falantes estéreo
- Certificação IP67 (resistência à água e poeira)