TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia O NFC do smartphone provoca interferências? | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | O NFC do smartphone provoca interferências?

O NFC do smartphone provoca interferências?

Compartilhe

O NFC é uma realidade no mundo dos smartphones. Especialmente nos últimos dois anos, onde o pagamento por aproximação com o telefone se popularizou. É um formato bem eficiente para realizar esse tipo de operação, mas não podemos pensar que é uma conectividade sem fio.

E tecnologias de conectividade sem fio podem causar interferências em outros dispositivos.

Mas… será que isso acontece com o NFC?

Essa é uma pergunta que está rondando a cabeça de muitos usuários, e vale a pena gastar alguns minutos para esclarecer as coisas. Até porque informação nunca é demais.

 

 

 

As chances são muito pequenas

Muitas pessoas não sabem disso, mas a tecnologia do NFC é uma das mais avançadas entre as disponíveis no universo de conectividade sem fio. E uma das suas principais características é o que ajuda a responder a pergunta deste post.

A comunicação de dados via NFC se caracteriza pelo envio de dados na maior velocidade possível. Para ser mais específico, a média de velocidade de transação de dados é de apenas 200 microssegundos para estabelecer a conexão entre o smartphone e o terminal de cobrança.

E essa alta velocidade de transmissão de dados é o motivo pelo qual o NFC praticamente não produz interferências nas redes móveis ou em outras tecnologias de comunicação. É um tempo tão curto, que não tem como uma tecnologia interferir na outra.

Bom, quero dizer…

A interferência existe entre os dois tipos de redes. Mas o tempo de atuação é tão reduzido, que a influência em outro dispositivo é praticamente inexistente. Por isso, é possível ter um chip NFC em um smartphone, com a sua rede de dados móveis funcionando, e nada falhar quando tudo está ativo.

Em termos técnicos, o NFC funciona como uma frequência de rádio tradicional, operando na faixa dos 13.56 MHz, o que reforça a ideia das interferências serem inexistentes, mesmo quando elas acontecem.

Mesmo assim, se você sentir que o seu smartphone está sofrendo os efeitos das interferências do NFC (algo que, repito, as chances são reduzidas), isso acontece porque o sinal das redes não chegam como deveriam ao seu smartphone.

O campo eletromagnético do telefone é o principal culpado pela maioria das interferências que ele sofre. E isso pode acontecer com qualquer smartphone, independente do fato dele ter ou não o NFC entre as suas características técnicas.

 

 

 

Como evitar as interferências com o NFC?

Esse é o tipo de situação que os fabricantes ainda estão trabalhando para que eventuais problemas sejam solucionados. E, ainda assim, a porcentagem residual de relatos dessas falhas podem fazer com que essa correção demore um pouco para chegar aos dispositivos.

De qualquer forma, se você perceber que o seu smartphone não está recebendo o sinal de rede de forma adequada no exato momento que o NFC está em uso, tente deixar o seu telefone o mais distante possível dos demais dispositivos com conexão de rede sem fio presentes no local, independente do tipo de tecnologia presente nesses gadgets.

Outra dica que pode funcionar é desativar o Bluetooth do smartphone e sempre utilizar a conectividade via WiFi, uma vez que este tipo de rede não produz as mesmas interferências da conectividade 4G.


Compartilhe