O videogame por streaming será o futuro do setor, onde você poderá jogar quando e onde quiser. Basta ter uma conexão à internet. Porém, essas mudanças resultarão em algumas implicações. Para jogar em qualquer lugar, você precisa de um controle pensado nisso, e a Microsoft já começa a colocar a mão na massa com o protótipo de um controle do Xbox dedicado a jogar no xCloud.

 

 

Um controle do Xbox para jogar no xCloud que é fantástico

 

 

Essa patente possui um componente de realidade bem claro, mostrando uma ideia muito desenvolvida e até com imagens que mostram como pode ser o futuro controle. A comparação com o Nintendo Switch é inevitável e reconhecido pelo pessoal da Microsoft Research, que adota o conceito de dois pequenos controles do Xbox com os seus agarres, que podem ser recarregados com uma base dupla externa.

As empunhaduras deslizantes funcionariam de forma muito similar aos JoyCon do Nintendo Switch, se acoplando nas laterais do dispositivo. E a Microsoft tem a sua dose de razão ao afirmar que o sucesso do Nintendo Switch está na sua capacidade modular, e o controle dedicado ao xCloud explora essa característica: basta esses dois controles acopláveis em qualquer lugar para jogar no serviço na nuvem. O transporte é simplificado, e a ergonomia pode ser adaptável e melhorada. Os controles também podem se juntar em uma base para o jogo com o controle separado do dispositivo.

 

 

O conceito pode servir além do Xbox xCloud, podendo ser utilizado com smartphones e tablets. Mas é muito provável que, com ele, você não recebe a excelente ergonomia do controle do Xbox One, mas são substancialmente mais cômodos que outras alternativas do mercado, permitindo o jogo em qualquer dispositivo com tela touch.

Não há motivos para essa patente se tornar a realidade (por mais que as imagens indiquem o contrário) ou ao menos não em sua versão final. O que é certo é que a Microsoft está ciente que depender de um controle do Xbox ou da tela touch lastraria o conceito de liberdade abraçado pelo xCloud. Logo, é uma boa ideia copiar o Nintendo Switch.

Só resta saber se essa ideia vai vingar, ou se vai cair no esquecimento.

 

Via Free Patents, Windows Central