TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia O motivo para NUNCA agitar o smartphone | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | O motivo para NUNCA agitar o smartphone

O motivo para NUNCA agitar o smartphone

Compartilhe

Nem tudo que ensinaram para a gente é algo correto ou válido. Isso vale para coisas que os seus pais ensinaram e, principalmente, para dicas que os fabricantes de smartphones passaram ao longo do tempo.

Se você percebeu que o seu telefone faz um ruído quando você movimenta o dispositivo de forma mais brusca, é melhor começar a se preocupar, pois alguma coisa está errada com ele. Não é normal um smartphone fazer barulho durante o movimento, pois esse é um tipo de gadget com poucas partes móveis.

Neste caso, eu nem vou fazer muitos rodeios, e digo logo de cara: esse barulho vem da área da câmera traseira do seu smartphone.

E se isso está acontecendo com você, simplesmente senta e chora.

 

A estabilização ótica precisa ser bem cuidada

Alguns usuários de smartphones da Samsung e da Apple já se depararam com esse problema, e relatam a experiência nos fóruns dos respectivos serviços de assistência técnica ou comunidades oficiais das marcas.

Como sempre, os fabricantes alegam que nunca se depararam com algo parecido, principalmente a Samsung, que afirma que tal barulho não afeta o desempenho da câmera e que essa característica não justifica o envio do dispositivo para a reparação.

De qualquer forma, a origem dos ruídos estranhos no smartphone durante o movimento do dispositivo é o estabilizador ótico da câmera traseira. Esse é um dos poucos elementos móveis do telefone e, por causa dele, você deve evitar a todo custo fazer movimentos bruscos com esse gadget.

E é melhor começar a se preocupar se esse ruído é mais forte ou alto do que o normal. Aliás, é bom deixar claro que, em alguns telefones, é possível sim ouvir um pequeno barulho quando o estabilizador ótico entra em ação, e isso está dentro do esperado.

Porém, o nível de ruído é extremamente baixo, a ponto de a grande maioria dos usuários não perceber que o estabilizador está funcionado. Se no seu caso o ruído é muito claro perceptível, é sinal que esse sensor está sofrendo mais do que deveria, por conta da intensidade dos movimentos mais bruscos.

De qualquer forma, é mais que recomendado que você não agite demais o smartphone para evitar que o estabilizador ótico quebre de vez. Ou seja, evite usar aplicativos que pedem para agitar o telefone como elemento de interação.

Em nenhum momento o programador desses apps pensou que a estabilização ótica da câmera pode sofrer mais do que o desejado.

E se a câmera do seu smartphone der problemas…

 

Quanto custa para arrumar uma câmera de smartphone?

Como eu disse antes, se o pior acontecer com você, é melhor sentar e chorar.

Até dá para usar a câmera do smartphone se o estabilizador ótico estiver com problemas. Mas não espere fotos perfeitas em boa parte das situações, principalmente em cenas de baixa luminosidade ou em movimento, situações típicas que esse elemento entra em ação.

Se o telefone ainda está na garantia, é possível que o pessoal da assistência técnica faça a manutenção ou reparo sem custos adicionais. Caso contrário, pode começar a colocar a mão no bolso, pois o reparo não é precisamente barato.

É claro que o preço da reparação de um sensor de câmera (ou a troca deste elemento por completo) pode variar de acordo com o modelo que você possui. Mas na grande maioria dos casos, o melhor é não dar murro em ponta de faca e comprar logo um telefone novo.

Aqui, vale mais ou menos a regra da troca da tela: nunca fica a mesma coisa. E você provavelmente vai se frustrar com os resultados alcançados pelas fotos registradas por esse dispositivo que teve o estabilizador ótico ou conjunto de sensores trocado.


Compartilhe