O modo escuro no Android não economiza tanta bateria como todos acreditavam… | TargetHD.net
TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia
Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Notícias | O modo escuro no Android não economiza tanta bateria como todos acreditavam…

O modo escuro no Android não economiza tanta bateria como todos acreditavam…

Compartilhe

O uso do modo escuro nos dispositivos de tecnologia se tornou algo muito popular entre os usuários mais preocupados com a fadiga ocular pelo uso prolongado de smartphones e computadores, mas principalmente por aqueles que desejam obter uma maior economia de bateria nos seus gadgets.

Em alguns tipos de tela, o modo escuro resulta em um desligamento completo dos pixels, o que resulta em um aumento na autonomia de bateria de alguns telefones, mesmo que em partes.

Mas existem aqueles que afirmam que tal economia não é tão significativa quanto parece.

 

 

 

Nem é tudo isso. Nem é para tanto…

 

 

Muitos de nós utilizam o modo escuro nos smartphones pelos mais diferentes motivos. Eu mesmo utilizo esse modo para reduzir o cansaço visual, e também pela economia de bateria. Eu preciso (de verdade) ter uma autonomia maior para manter o telefone funcionando no final do dia.

Mas isso pode ser uma grande lenda urbana do mundo da tecnologia moderna. É claro que o modo escuro gasta menos energia na bateria em comparação ao modo claro ou outras propostas de interface, e isso pode ser percebido no uso do dia a dia.

Porém, quando olhamos para os dados concretos que mostram qual é a real dimensão dessa economia de bateria, podemos concluir que nem é para tanto barulho assim.

Investigadores da Universidade de Purdue realizaram um estudo que testou o modo escuro em quatro smartphones que contam com telas OLED, com o objetivo de comprovar qual é o real aumento de autonomia de bateria que essa proposta de interface pode oferecer.

Para realizar o estudo, os investigadores utilizaram os telefones Pixel 2, Pixel 4, Pixel 5 e Motorola Moto Z3. Cada um dos telefones executaram aplicativos como Calculadora, Google Calendário, Google Mapas, Google News y YouTube, medindo o consumo energético de cada um deles por 60 segundos, primeiro no modo claro e, depois, no modo escuro.

A escolha desses aplicativos tenta simular o comportamento da maioria dos usuários, uma vez que são muito utilizados todos os dias por pessoas com diferentes perfis e necessidades. Ferramentas específicas mediam de forma individual o consumo da tela em cada modo.

 

 

Com o brilho entre 30% e 50%, a economia gerada pelo modo escuro gira entre 3% e 9%. Porém, com o brilho da tela em 100%, a economia de bateria é muito mais significativa, com 47% de redução do gasto energético.

O estudo também identificou comportamentos muito interessantes em diferentes situações. Por exemplo, o uso do Google News no modo claro com brilho em 20% no Pixel 5 consome a mesma quantidade de bateria quando o telefone está a 50% do brilho no modo escuro.

 

 

 

O que aprendemos com tudo isso?

Aprendemos que, se por um lado, o modo escuro economiza bateria de forma efetiva, isso não quer dizer que ele entregue os milagres prometidos pela indústria e por sites de tecnologia nos últimos anos.

O modo escuro pode ser um ótimo recurso que os usuários podem adotar para obter uma maior autonomia de bateria naqueles momentos de sufoco, dispensando (talvez) a necessidade em utilizar o modo de economia de energia.

De qualquer forma, é melhor ter uma alternativa para obter mais autonomia de bateria quando necessário do que não ter qualquer solução, deixando os usuários sem energia quando necessário.

 

 

Via Android Authority


Compartilhe