Lançado em 2005, o Mac Mini foi pensado como um desktop acessível e compacto, no conceito “BYODKM” (ou “Bring Your Own Display, Keyboard and Mouse”, ou “Traga Seu Próprio Monitor, Teclado e Mouse”).
A ideia é simples: o Mac Mini é um computador compacto, portátil e econômico, pensado nos usuários que contavam com pouco espaço em casa ou no escritório e que não podia queimar uma grana no equipamento completo. É o ideal para quem buscava a experiência do macOS sem periféricos incluídos.
Apesar de ser desprezado pela Apple em boa parte do tempo, o Mac Mini voltou a ganhar relevância com o Apple Silicon, ganhando novos recursos e mais potência. E agora, pode ganhar o maior upgrade de sua história.
O menor Mac Mini da história
Segundo Mark Gurman, o novo Mac Mini que a Apple deve estrear a partir de amanhã (27) contará com chip M4 e será consideravelmente menor, com dimensões comparáveis à Apple TV, oferecendo um design radical e moderno, graças à eficiência dos chips da Apple.
O modelo de 2024 deverá incluir cinco portas USB-C, sendo duas na parte frontal, além de uma porta HDMI. A remoção da porta USB-A simboliza a transição para um ecossistema focado em USB-C.
O futuro Mac Mini ainda se destaca como a opção de desktop acessível da Apple, enquanto o MacBook Pro, iMac e Mac Pro atendem a públicos específicos, que priorizam potência e mobilidade.
Mesmo com o design compacto, a tendência é que a Apple mantenha o produto uma posição sólida entre os mais versáteis e econômicos da série.
BYODKM como ponto forte
A filosofia “BYODKM” permanece como principal diferencial do Mac Mini, especialmente em um modelo menor e poderoso. Isso permite flexibilidade ao usuário, que pode escolher o monitor e os periféricos de sua preferência.
O novo Mini será lançado em paralelo ao macOS Sequoia, trazendo novos recursos como o Espelho do iPhone e melhorias na navegação de janelas, otimizando a experiência do usuário.
Há expectativas de que a Apple possa limitar o desempenho do Mini para não competir diretamente com o Mac Studio, que ainda oferece vantagens como potência de CPU e GPU, slot de cartão SD e Ethernet mais rápida.
Com o novo design e a potência dos chips M, a Apple se prepara para fortalecer sua linha de desktops, oferecendo produtos que combinam inovação e um design minimalista.
O novo Mac Mini promete ser um marco na série M, consolidando a posição da Apple no mercado de PCs compactos e eficientes.
E tudo isso deve começar a desembarcar no mercado a partir de amanhã, com anúncios diretos no site da Apple.
Vamos ficar atentos.