Comprar um smartphone de linha média de 2018 pode não ser uma tarefa tão simples. Especialmente quando os modelos top de linha dos anos anteriores podem ser encontrados hoje com preços muito competitivos.

Compramos smartphones de linha média porque são baratos, mas também porque são novos, com especificações de 2018 e novos recursos de software. Estes são os argumentos comerciais. Mas bem sabemos que um telefone de linha média de 2018 pode oferecer o mesmo desempenho quem um top de linha de 2016. Em alguns casos, ficam muito atrás.

O Snapdragon 660 é um chip muito potente, mas fica abaixo do Snapdragon 835 que estava nos modelos top de linha de 2017. O mesmo acontece com a tela, que é muito superior nos modelos mais caros do passado. E na câmera, então… a diferença é substancial. Sem falar em outros detalhes menores, como a potência dos alto-falantes e qualidade dos microfones.

A seguir, temos uma lista de dispositivos que foram populares no passado e que podem ser bem interessantes no presente, entregando uma relação custo-benefício melhor do que alguns dos principais dispositivos de linha média disponíveis no mercado atual.

 

2016

Galaxy S7
iPhone 7
Huawei P9
LG G5

 

2017

Galaxy S8
iPhone 8
Huawei P10
LG G6

 

Você até pode questionar algumas escolhas pontuais, como por exemplo o LG G5 e o LG G6. Fato é que esses dois modelos não são ruins no seu hardware. Porém, eles chegaram ao mercado com o timing errado e com um preço simplesmente sem qualquer sentido de bom senso. Fora isso, são modelos com hardware melhor que a maioria dos dispositivos de linha média que estão no mercado nesse momento.

De novo, para aqueles usuários menos exigentes, é possível obter resultados melhores em aspectos considerados importantes, como câmera, processador e qualidade de tela. Nem sempre ter o smartphone do ano é a melhor opção. A não ser que a sua real prioridade é manter o seu dispositivo atualizado.

Aí, a história é outra.