TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia
O melhor roteador nem sempre é o mais caro | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | O melhor roteador nem sempre é o mais caro

O melhor roteador nem sempre é o mais caro

Compartilhe

Você precisa considerar alguns aspectos antes de escolher um novo roteador de internet sem fio para a sua casa ou escritório, pois nem sempre aquele produto que é o mais caro pode ser considerado o melhor para você e suas necessidades.

Vários aspectos precisam ser considerados, e boa parte desses detalhes passam completamente batidos pela grande maioria dos usuários. E nem podemos culpar essas pessoas neste caso: a grande maioria só quer que a internet WiFi de sua casa funcione corretamente.

Neste artigo, vamos jogar um pouco de luz ao assunto, apresentando alguns detalhes que você precisa levar em consideração antes de investir o seu dinheiro em um roteador de internet sem fio.

 

O que é melhor: WiFi 5 ou WiFi 6?

Hoje, praticamente todos os smartphones e dispositivos inteligentes são compatíveis com o WiFi 5, que entrega uma maior velocidade final de acesso à internet sem fio em uma curta distância. Por outro lado, vários outros produtos de tecnologia ainda utilizam de forma exclusiva as redes WiFi de 2.4 GHz.

Já os smartphones top de linha mais recentes são compatíveis com o WiFi 6, que são as redes sem fio domésticas mais modernas da atualidade. E isso deve mudar em um futuro a médio prazo, pois os roteadores com WiFi 6E estão chegando ao mercado.

De qualquer forma, você precisa ter em mente algo muito importante: se você é um felizardo que possui em casa ou escritório um serviço de internet com velocidade de 1 Gbps ou superior, pode comprar um roteador compatível com a rede WIFi 6 para aproveitar ao máximo toda essa velocidade.

Bom, quero dizer, você vai efetivamente aproveitar dessa velocidade toda se tiver dispositivos que podem aproveitar dessa conectividade. Eu mesmo só investi em um roteador WiFi 6 quando a operadora Claro finalmente tomou vergonha na cara para me entregar a velocidade de internet que contratei originalmente. Só depois disso pude aproveitar todo o potencial de internet sem fio do Samsung Galaxy S21 Ultra e do Samsung Galaxy Book2 Pro.

Antes de continuar, deixo claro que você não é obrigado a ter um roteador com WiFi 6 neste momento. Se você não tem dispositivos compatíveis com essa tecnologia ou um roteador com WiFi 5, a sua internet sem fio vai funcionar bem e sem maiores problemas.

 

Revise as portas Ethernet

Alguns dispositivos presentes na sua casa como TVs, computadores desktop e videogames podem se conectar com cabos Ethernet e, dessa forma, aproveitar a velocidade máxima que o seu provedor de internet pode oferecer.

Neste caso, ter um roteador com porta Gigabit Ethernet é um item quase obrigatório nos dias de hoje, e para quem olha para o futuro, investir em um equipamento com portas do padrão 10 GbE não é um exagero.

Vale a pena lembrar que alguns roteadores compartilham as suas portas com o padrão RJ45, e se você pretende conectar muitos dispositivos por cabo, leve também em consideração esse tipo de conexão.

 

Procure mais informações sobre as antenas e a cobertura

A cobertura da rede WiFi em sua casa é algo essencial. Logo, dedique um pouco de tempo e atenção a esse aspecto. Caso contrário, você terá sérias dificuldades na hora de conectar os seus dispositivos na rede sem fio de sua casa.

Fique atento ao número de antenas e nas características desses elementos em seu equipamento. Antenas multidirecionais podem entregar uma maior cobertura de sinal. E a regra aqui é simples: quanto maior o número de antenas, melhor será a cobertura da rede sem fio.

 

As siglas OFDMA E MU-MIMO são suas amigas

Essas siglas correspondem a duas características técnicas que podem melhorar de forma substancial a sua conexão WiFi, contribuindo para um melhor desempenho da rede sem fio em casa ou no escritório.

Procure investir em um roteador que suportam essas duas tecnologias, e você poderá extrair da sua internet sem fio o melhor desempenho possível.

A tecnologia MU-MIMO pode melhorar a capacidade e a eficiência das conexões com um elevado nível de demanda de dados. Isso normalmente acontece quando realizamos chamadas de voz a partir de aplicativos de comunicação instantânea como WhatsApp e Messenger, ou durante as chamadas de vídeo nessas plataformas e até no streaming de vídeo via YouTube e Netflix.

Já a tecnologia OFDMA entrega uma maior estabilidade para a transmissão de pequenos pacotes de dados, que é o que acontece quando utilizamos os dispositivos inteligentes em casa.

Revisar essas duas tecnologias nos equipamentos é um dos segredos mais relevantes na hora de estabelecer a melhor conectividade possível para a sua internet sem fio em casa.

 

Compatibilidade com redes Mesh

As redes Mesh ou redes de malha (em livre tradução) permitem que um roteador atue como centralizador, se conectando aos roteadores satélites que vão compartilhar a rede WiFi para diferentes cantos de sua casa ou escritório, entregando um sinal de melhor qualidade em locais onde o roteador original não consegue fornecer uma conectividade plena ou eficiente.

O único inconveniente aqui é que essa é uma solução bem mais cara que os amplificadores WiFi ou repetidores de sinal. Por outro lado, nem dá para discutir o nível de eficiência dessa tecnologia, onde os resultados são muito melhores.

As redes Mesh podem solucionar a maioria dos problemas de cobertura de sinal de internet sem fio, e o investimento adicional se paga quando você tem uma casa muito grande ou com dois pavimentos (ou mais).

Outra vantagem das redes Mesh é que elas são de fácil instalação e configuração, onde até mesmo um usuário com poucos conhecimentos informáticos pode realizar o procedimento com grandes chances de sucesso e pouco tempo investido no procedimento.

 

Conclusão

Com todos esses detalhes em mente, você pode escolher o melhor roteador para atender as suas necessidades. E pode fazer isso sem precisar investir no roteador mais caro ou no dispositivo que até pode entregar todo o potencial prometido, mas que fica subaproveitado por você não contar com todos os elementos para essa internet avançada funcionar de forma plena.

A partir de agora, analise o orçamento que você tem, as condições objetivas de sua conexão de internet, as características de sua residência ou escritório, e realize o investimento em um roteador que vai efetivamente melhorar a sua experiência com a internet sem fio.

E, se tudo der errado, cobre a sua operadora de banda larga fixa para resolver os problemas que estão acima de suas possibilidades.


Compartilhe