Muitos usuários de smartphones Android estão esperando pelo Android 15 e todas as suas novidades. O duro é ter que lidar com as janelas de lançamento estabelecidas pelas marcas, o que faz com que essa atualização se torne incerta para muitos.
O Google já está falando no Android 16, e a maioria sequer está perto do Android 15. Mas como vou falar sobre essa fragmentação mais adiante, vamos colocar foco naquilo que estamos descobrindo sobre a atual versão do sistema operacional.
Se você quer descobrir qual é a melhor coisa que o Android 15 pode oferecer DE VERDADE (e não a perfumaria dos novos recursos), continue a ler este artigo.
Uma autonomia que surpreende
Quem já teve a chance de colocar as mãos no novo sistema operacional afirma que a atualização para o Android 15 surpreende ao melhorar a autonomia do dispositivo.
Diferente do esperado, onde a bateria costuma sofrer nos primeiros momentos após a atualização, o sistema já mostrou avanços perceptíveis logo nos primeiros dias.
No Google Pixel 8a, a nova versão do Android trouxe uma autonomia extra de cerca de uma hora. Antes, alcançar 7 horas de tela era um desafio para o dispositivo; agora, essa marca é atingida com mais facilidade, deixando o dispositivo funcional no final do dia.
A experiência com a autonomia de bateria com o Android 15 tende a variar entre dispositivos, o que liga um sinal de alerta se esse benefício só estará presente nos modelos Pixel.
Enquanto o Android “puro” dos Pixels potencializa essas melhorias, outros modelos que usam camadas personalizadas podem não ter o mesmo ganho em autonomia.
Recomendações para quem vai atualizar
A atualização pode não trazer melhorias universais, mas quem usa dispositivos Google Pixel deve notar ganhos mais relevantes na autonomia de uso.
Para quem não possui um Pixel, a recomendação é buscar feedback de outros usuários antes de decidir atualizar para o Android 15.
De qualquer forma, os fabricantes sempre prometem melhorias de desempenho, mas nem sempre elas são perceptíveis de imediato.
No Android 15, a otimização parece se ajustar ao longo dos primeiros dias, evitando o impacto negativo que costuma acompanhar grandes atualizações.
Não dá para negar que um telefone como o Pixel 8a vai se beneficiar e muito com essa nova autonomia adicional de bateria, ainda mais considerando o módulo de 4.492 mAh presente no dispositivo.
Dessa forma, o modelo passa a ser mais eficiente e confiável no uso intenso, o que é um benefício muito relevante para os seus usuários.
Apesar dos benefícios claros, a recomendação é realizar a atualização para o Android 15 com cautela em todos os casos.
Se você acha que vai perder uma característica importante para o seu dia a dia, deixe o update de lado e continue pesquisando pelo feedback de usuários que instalaram o Android 15 antes de você.