cassete

As fitas cassete, que reinaram absolutas na década de 80 no que se refere à distribuição de música, voltou a ter certa relevância.

Nos Estados Unidos, foram vendidas 174 mil fitas de vários artistas. O crescimento foi de 35% em 2017, em relação a um já surpreendente ano de 2016. Na verdade, é o maior volume de vendas dos cassetes desde 2012.

A trilha sonora de Guardiões da Galáxia é um dos três grandes sucessos do formato, com 22% das vendas totais do mercado norte-americano. O lançamento de Stranger Things: Volume One em cassete também foi um sucesso, levando em conta que estamos falando de um formato praticamente desaparecido.

 

 

Some a esses os lançamentos de The White Stripes, Lana Del Rey e Taylor Swift, que aproveitaram o formato para re-editar alguns dos seus antigos álbuns.

Além disso, outros álbuns históricos, como Purple Rain de Prince e Nevermind do Nirvana também foram remasterizados para o formato de fita cassete.

É claro que o sucesso é relativo. Essas vendas representam apenas 0,10% do total das vendas de 2017, e 0,17% das vendas de álbuns físicos (um em cada 10 álbuns vendidos são vinis).

O streaming se tornou o formato padrão para o consumo de música para vários grupos de usuários. Pode ser que a tendência aumente e, quem sabe os dispositivos no estilo Walkman voltem a aparecer no mercado.

 

Via NME