Google Drive e Google Fotos já foram melhores.
Com várias restrições e aumentos de preços, está ficando cada vez mais difícil manter nossos arquivos nos serviços do Google. E até mesmo para aqueles usuários que não pagam nada para utilizar o Drive e o Fotos passou a ser um bom negócio olhar para os lados e procurar por outras alternativas.
O MEGA, mesmo sendo uma plataforma do Kim Dotcom (e quem conhece o histórico dele sabe do que estou falando) aparece como uma opção bem interessante, principalmente por oferecer funções que vão além do armazenamento de arquivos.
Mais espaço para quem confiou no MEGA antes
As contas antigas do MEGA (é o meu caso) garantiram 50 GB de armazenamento na nuvem gratuitos vitalícios, o que é uma vantagem para os usuários que aderiram cedo ao serviço e acreditaram que não teriam os seus dados sequestrados ou compartilhados por aí.
Para novos usuários, o MEGA oferece até 20 GB gratuitos, o que ainda é mais espaço que o Google Drive (15 GB) ou o OneDrive (5 GB), oferecendo opções de expansão pagas.
Um dos pontos mais problemáticos do MEGA é que as contas gratuitas possuem um limite de 5 GB de download a cada 6 horas, o que pode impactar o uso intensivo.
Já os planos pagos contam com limite maior para tráfego de dados e incluem MEGA VPN, para uma navegação segura e privada.
Criptografia de ponta a ponta
A interface do MEGA é organizada com navegação por pastas e seções dedicadas para fotos e vídeos, facilitando o acesso a arquivos específicos. O recurso de busca ajuda a localizar documentos, vídeos e imagens rapidamente.
Todos os arquivos armazenados no MEGA são criptografados de ponta a ponta, garantindo a privacidade dos dados. Mesmo ao compartilhar arquivos, o MEGA gera chaves para proteger o conteúdo compartilhado, um diferencial em relação a outras plataformas.
A função de sincronização de pastas reflete todas as mudanças feitas em um dispositivo para a nuvem, mantendo os arquivos atualizados em tempo real.
Se você remove o arquivo do seu notebook durante voo entre São Paulo e Florianópolis, assim que você chegar em casa o uno escritório e conectar o computador em uma rede WiFi, o arquivo também é removido da nuvem em questão de segundos.
Essa sincronização é fácil de configurar e permite acessos rápidos via aplicativo para desktop ou mobile, semelhante ao que você encontra no Google Drive e no OneDrive, o que simplifica o processo de migração e adaptação para a nova plataforma.
Ferramentas de trabalho e videoconferência
O MEGA permite que o usuário estabeleça uma comunicação com outros usuários por chat e videoconferência, sendo uma opção completa para ambientes de trabalho colaborativos.
Recursos como a já mencionada sincronização de pastas aumentam a versatilidade para usuários que precisam de flexibilidade para compartilhar e atualizar arquivos em tempo real.
Dessa forma, o trabalho colaborativo se torna mais versátil e prático para quem precisa de uma maior agilidade na hora de trabalhar. Quem trabalha em modo remoto ou home office vai aproveitar bem essa ferramenta.
Conclusão
Diante de tudo isso, não dá para ignorar o MEGA como uma alternativa robusta aos já consagrados Google Drive e OneDrive.
Para quem está preocupado com a segurança dos dados (e, de novo, estamos falando de uma plataforma que era do Kim Dotcom) ou quer as funções integradas pensando no trabalho remoto, o MEGA precisa ser considerado.
Vale a pena ao menos o teste.