Compartilhe

O ano de 2018 está chegando ao fim (menos em Brasília e no STF, onde as coisas sempre estão em modo on fire), e continuamos com as nossas listas dos melhores do ano, ou dos mais populares. Nesse caso, vamos rever o melhor do Instagram em 2018, onde a rede social aborda desde o emoji mais utilizado nos comentários até o sticker mais usado nos Stories.

Os corações continuam a ser uma força dominante no Instagram, tanto no GIF mais usado como no sticker nos Stories como o emoji mais utilizado nos comentários (14 milhões de vezes). Se esse for o parâmetro, a Tokyo Disney seria o lugar mais feliz do planeta, já que as fotos de lá foram as mais utilizadas com o emoji de sorriso.

 

 

ASMR, #Fortnite, BTS Army, #inmyfeelingschallenge

Você se lembra que, no começo de 2018, a internet recebeu vários vídeos com pessoas cortando sabonete e barras de sabão? Esses vídeos pertenciam ao ASMR, e tentava mostrar os seus supostos benefícios ao corpo.

A comunidade ASMR foi tendência de nicho de 2018, graças ao crescimento dos vídeos desse estilo.

O hashtag com maior crescimento em todo o mundo ficou por conta do jogo que virou fenômeno global: #Fortnite. Além disso, o fandom do grupo de K-Pop BTS dominou o Instagram de forma avassaladora. O retro viral do ano foi a insanidade de mostrar vídeos onde pessoas saltavam de carros em movimento, o #inmyfeelingschallenge.

Por fim, os movimentos ativistas que dominaram a plataforma em 2018 foi o movimento #MeToo, junto com o hashtag #timesup e também o #marchforourlives.

Há quem diga que o Instagram já é mais relevante e até saudável que o Facebook no que se refere ao seu conceito social de oferecer conteúdos alinhados com o que as pessoas querem ver, em um ambiente teoricamente mais saudável.

Quem sabe em 2019 a rede social de fotos se torna mais efetiva nesse propósito de visibilidade positiva, mesmo que seja para alcançar números melhores de anúncios e anunciantes como objetivo final.

Desde que a plataforma não comece a vender nossos dados e espione nossas conversas privadas… se bem que eu não me iludo sobre isso: Instagram, Facebook e WhatsApp são do mesmo dono.


Compartilhe