Compartilhe

A moda retrô, o saudosismo e o desejo de testar tecnologias do passado resultam em projetos mais que interessantes, como é caso dessa “ressuscitação” do Mac OS 8, sistema operacional lançado pela Apple há 23 anos.

Hoje, o Mac OS 8 não serve para absolutamente nada, uma vez que o sistema operacional da Apple evoluiu tanto, que nenhum aplicativo desenvolvido para 2020 poderia funcionar nele. Porém, alguém com muito tempo livre (provavelmente porque estava em casa esse tempo todo sem fazer nada) refez o pacote dessa versão jurássica do sistema operacional (incluindo vários aplicativos e jogos) e compilou em um simples aplicativo executável para os dispositivos atuais.

 

 

 

Conheça como um sistema operacional do passado funcionava

 

 

Não é a primeira vez que isso acontece. Já testemunhamos outros sistemas operacionais do passado voltando à vida através de diferentes vias. E, nesse caso em específico, o desenvolvedor do projeto é um velho conhecido.

O mesmo Felix Rieseberg que, em 2018, chamou a atenção de todos ao trazer o Windows 95 para o presente através do mesmo sistema, foi o responsável pela recuperação do Mac OS 8 Electron. Ou seja, é uma adaptação do software feita por alguém que realmente manja do assunto.

Se você não acredita em mim, vou compartilhar um pequeno trecho do currículo do Rieseberg: ele é um dos desenvolvedores do Slack, um dos softwares mais utilizados por equipes de profissionais ao redor do mundo (especialmente depois desse período turbulento que estamos enfrentando), já que é um software de colaboração para times de trabalho.

A versão do Slack para PC foi desenvolvida no Electron, um framework baseado no Chromium e no Node.js que o GitHub criou para facilitar o desenvolvimento de aplicativos multiplataforma de desktops com tecnologias web. O Elctron foi o responsável pelo desenvolvimento de plataformas como Skype, Visual Studio Code e, é claro, essa versão atualizada do Mac OS 8.

 

 

 

Um projeto colaborativo e multiplataforma

 

 

Mas Rieseberg não fez tudo sozinho. Ele contou com a ajuda de vários colaboradores para transformar um Macintosh Quadra de 1991 com Mac OS 8.1 em um aplicativo que pode ser executado em qualquer computador atual com Windows, Linux e macOS. O convenientemente chamado macintosh.js foi 100% escrito em JavaScript, e é plenamente funcional.

O Mac OS 8 “atualizado” usa uma máquina virtual para emular o Macintosh Quadra 900 com a CPU da Motorola que a Apple utilizou por algum tempo antes de migrar para o IBM PowerPC. Entre os aplicativos e jogos pré-instalados, podemos encontrar nomes como Photoshop 3, Premiere 4, Illustrator 5.5, Duke Nukem 3D, Civilization II e Dungeons & Dragons.

 

 

Para os mais empolgados, Rieseberg adverte que, apesar do pacote integrar navegadores web como Internet Explorer e Netscape (nas suas versões da época), eles não são funcionais com a internet de hoje. De qualquer forma, é uma boa forma de conhecer o Mac OS 8 tal e como ele era na época, seja pela mera curiosidade, seja para acumular conhecimento informático.

Para quem quer testar o software, o projeto está disponível para download no GitHub. Para o Linux só estão disponíveis os instaladores, mas para Windows e Mac temos os executáveis do projeto.


Compartilhe