Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | O limite de tamanho para arquivos enviados nas principais plataformas de mensagens instantâneas

O limite de tamanho para arquivos enviados nas principais plataformas de mensagens instantâneas

Compartilhe

Mark Zuckerberg deixou de gracinhas, e decidiu (finalmente) aumentar o limite de tamanho máximo de arquivo a ser enviado para outros usuários via WhatsApp. O que antes eram míseros e irritantes 100 MB (e, ainda assim, dependendo do tipo de arquivo em questão) se transformaram em 2 GB, fazendo a alegria daqueles que queriam mandar vídeos adultos sem maiores dificuldades.

Isso resolve um problema daqueles que levavam o compartilhamento de arquivos profissionais e/ou mais importantes a sério, pois quando alguém precisava enviar algo consideravelmente pesado, acabava recorrendo para outras plataformas, como Telegram ou Signal.

Mas… qual é o tamanho máximo permitido para envio de arquivos nas principais plataformas de mensagens instantâneas disponíveis no mercado?

Vamos descobrir isso neste post.

 

 

 

O limite dos principais apps de mensagens no Android e iOS

A lista a seguir inclui também o uso dessas mesmas ferramentas (ou pelo menos aquelas onde o serviço é compatível ou disponível) em sistemas operacionais para desktop, como são os casos do Windows e do macOS.

É importante deixar claro antes de apresentar a lista que as plataformas limitam o tamanho máximo de arquivo a ser enviado para não colapsar os seus servidores, e não exatamente para deixá-lo irritado. Nem tudo é sobre você neste mundo, e você não está sozinho nas reclamações de limitação no tamanho de arquivos para compartilhamento.

Dito isso, a lista é a seguinte:

O Meta andou mudando as regras do jogo no WhatsApp, e já faz algum tempo que alguns dos truques que sempre utilizamos para burlar a limitação do tamanho de arquivos a serem enviados não mais funcionam no aplicativo.

Em um passado não muito distante, ainda era possível enviar fotos e vídeos com mais de 100 MB, desde que este conteúdo fosse enviado como ARQUIVO, e não como FOTO OU VÍDEO. Mas as versões mais recentes do WhatsApp passaram a limitar este tipo de envio também.

O que ainda está valendo para todos os tipos de arquivos é realizar o compartilhamento deste conteúdo com outros usuários através de arquivos compactados. Dessa forma, você pode até compartilhar mais de 100 MB de dados, desde que a compressão faça o seu papel direito.

 

 

 

WhatsApp ainda está devendo para nós

Ser o mais popular significa que você é o mais utilizado e, por conta disso, será o mais cobrado. Enquanto Telegram e Signal não param de crescer, o WhatsApp dá umas derrapadas problemáticas em alguns aspectos pontuais.

Ver a evolução do WhatsApp em permitir um volume de compartilhamento de arquivos mais condizente com a realidade de mercado é algo positivo. Porém, muitos usuários vão ficar com aquele gosto amargo na boca ao constatar que o Meta e Mark Zuckerberg mais uma vez demoraram demais para oferecer algo que as demais plataformas já entregam.

Não sei até quando a postura da Meta é a mais acertada neste aspecto.

Por fim, é importante deixar claro que o compartilhamento de arquivos de 2 GB no WhatsApp ainda está em modo de testes, e o recurso será liberado para todos os usuários da plataforma com o passar do tempo.


Compartilhe