Os novos iPad Pro contam com uma tela enorme, com bordas finas que abrigam o Face ID e aposentam o Touch ID. Porém, o que mais surpreende nos novos produtos é a substituição da porta Lightning por um conector USB Type-C.

É uma mudança mais importante do que parece, pois pode marcar o início de uma nova era para os dispositivos iOS. É um movimento mais ou menos inesperado e, ao mesmo tempo, atrevido por parte da Apple.

Um sistema proprietário como o Lightning deixa uma boa margem de lucro para os seus donos, de modo que a adoção do conector USB Type-C é relevante para os lucros da Apple.

O USB Type-C permite a conexão do iPad Pro em uma tela 5K, câmeras ou instrumentos musicais e até carregar um iPhone via cabo USB-C > Lightning.

O que não será possível é conectar um sistema de armazenamento externo via USB Type-C, de modo que ainda é importante escolher com cuidado a capacidade de armazenamento do iPad Pro.

O fato da Apple apostar pela primeira vez no conector USB Type-C pode ser o passo definitivo para esse formato de conector se popularizar. Apesar da maioria dos smartphones de linha média e top de linha (e alguns fones de ouvido) já incorporarem tal conector, há muitos dispositivos eletrônicos (câmeras, alto-falantes, teclados, etc) que ainda contam com o microUSB.

Também não podemos deixar de pensar nas consequências que esta mudança podem causar nos futuros iPhones.

Hoje, quem comprar um novo iPad Pro terá que utilizar cabos diferentes para recarregar o iPhone e o seu novo tablet. Porém, é lógico pensar que isso será temporário e que, em um futuro próximo, os iPhones adotem também este conector universal.

É estranho que os novos iPhone XS e iPhone XR ainda contam com conectores Lightning, mas não acho que o mesmo vai acontecer com os iPhones de 2019, e essa porta deve ser aposentada, com o início de uma nova era.

Essas são excelentes notícias para os usuários, que começam a vislumbrar um futuro com carregadores e cabos intercambiáveis. Nada de colocar os cabos corretos em cada lugar, e pedir um carregador emprestado será mais fácil do que nunca.

O único inconveniente (se é que podemos considerar como um) é o que faremos com os cabos e acessórios Lightning que acumulamos ao longo dos anos.