Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | O iPhone 8 vai ficar sem o iOS 17: e agora?

O iPhone 8 vai ficar sem o iOS 17: e agora?

Compartilhe

Eu realmente não sei qual é o real motivo para você ainda ter um iPhone 8 ou um iPhone 8 Plus. E não sou eu que vou julgar você pelas suas escolhas. Vai que a grana está curta, e o seu telefone da Apple ainda está funcionando bem.

De qualquer forma, devo informar que os dois modelos não vão receber o iOS 17, próxima versão do sistema operacional da Apple. O iOS 16 já foi um bônus para os dois modelos.

O último iPhone clássico vai ficar obsoleto em 2023, e o mesmo deve acontecer com o iPhone X. Então, chegou a hora de pensar o que você vai fazer da vida, e o que vai acontecer com o iPhone 8 com o fim das atualizações.

 

Sem o iOS 17, o que o iPhone 8 perde?

O iPhone 8 e o iPhone 8 Plus muito provavelmente vão ficar com o iOS 16, e isso traz implicações diretas para os dois dispositivos. Mas nem tudo é abandono para a Apple, como você bem sabe.

Os dispositivos que não recebem as versões mais importantes do iOS ainda são atualizados de vez em quando, principalmente quando a Apple precisa corrigir alguma brecha de segurança ou potenciais ameaças.

Isso aconteceu recentemente com o iPhone 5s, que foi atualizado pela Apple recentemente por conta das brechas de segurança presentes no software do telefone. Ou seja, muito provavelmente o mesmo vai acontecer com o iPhone 8, iPhone 8 Plus e iPhone X.

E essa é a única boa notícia que eu tenho para dar sobre esse assunto. Daqui para frente, é só ladeira abaixo.

A má notícia é que as correções só vão chegar para solucionar problemas mais críticos, que afetam aspectos de funcionamento ou segurança. A Apple vai sempre centrar os seus esforços nas mais recentes versões do iOS, e se o seu iPhone não vai receber o iOS 17, ele ficará abandonado por completo nos aspectos de segurança em algum momento no futuro.

Na prática, você ainda poderá seguir utilizando o telefone por mais algum tempo. Aplicativos importantes como WhatsApp, Facebook, Instagram, TikTok e vários outros vão seguir funcionando por algum tempo. Porém, quanto mais o tempo passa, menor será a compatibilidade do seu dispositivo com as mais recentes versões desses softwares, e o seu telefone vai deixar de receber as novas funções que os desenvolvedores vão adicionar nesses apps.

 

Chegou a hora de seguir em frente

Para quem ainda tem um iPhone 8 e está consumindo esse conteúdo por ele, chegou a hora de dar um conselho de amigo: chegou a hora de seguir em frente e trocar de smartphone.

Pense que você aproveitou do seu iPhone o máximo de tempo possível. Ou até um pouco além, pois muitos entendem que o iPhone 8 e o iPhone 8 Plus receberem o iOS 16 foi uma enorme surpresa por parte da Apple, pois os dispositivos receberam uma espécie de “último suspiro” merecido, entregando bons anos de serviços prestados.

Esse será o último iPhone clássico da história, deixando para trás uma era de design de produtos que marcou o mundo da tecnologia de consumo para sempre. Com o futuro do iPhone SE incerto (e se ele vier a dar as caras novamente, será em um outro formato), dá para dizer que estamos nos despedindo do formato de telefone da Apple com tela e um pequeno botão Home na parte inferior.

Quem ainda tem um iPhone clássico pode guardar o dispositivo como relíquia ou item de colecionador. É certo que esses produtos vão valer uma boa grana daqui a 20 ou 30 anos. Ou mais um elemento para alimentar a nostalgia dos geeks que testemunharam um tempo revolucionário da tecnologia.


Compartilhe