O iOS 16 beta 5 apresentado pela Apple trouxe como principal novidade a exibição da porcentagem de bateria no iPhone, e caberá ao usuário decidir se quer ou não essa informação na tela do telefone (desde que o modelo seja compatível).
Hoje, o usuário do iPhone que quer saber o quanto de bateria ainda resta no smartphone precisa recorrer a um widget na tela, e a remoção da informação dessa porcentagem de autonomia logo de cara saiu do iOS em 2018, ano que a Apple reduziu as telas dos seus dispositivos com o notch.
Pois bem, o que a nova beta do iOS dá a entender que é uma grande novidade é, na prática, motivos de dor de cabeça para muitos usuários que estão testando o recurso nos últimos dias.
A porcentagem da bateria está cheia o tempo todo
A função do ícone de bateria volta a ser compatível para alguns modelos específicos do iPhone. Lista abaixo:
- iPhone 13 Pro Max
- iPhone 13 Pro
- iPhone 13
- iPhone 12 Pro Max
- iPhone 12 Pro
- iPhone 12
- iPhone 11 Pro Max
- iPhone 11 Pro
- iPhone XS Max
- iPhone XS
- iPhone X
Isso mesmo que você acabou de ler: a porcentagem de bateria não é compatível com os modelos iPhone 12 mini, iPhone 13 mini, iPhone 11 e iPhone XR.
Tudo bem, ainda estamos em uma versão beta do futuro iOS e as coisas podem mudar, mas é pouco provável que os modelos que ficaram de fora sejam compatíveis com a versão final do sistema operacional móvel, muito provavelmente por causa dos tamanhos de tela dos modelos mencionados.
Mas esse não é o principal problema do recurso de porcentagem de bateria no iPhone.
Os usuários que estão testando o recurso estão reclamando que o design da bateria mostra um status sempre cheio, mesmo que a autonomia esteja com 50% ou menos. Só há uma mudança estética no ícone quando a energia restante chega a uma porcentagem abaixo dos 20%.
Isso pode parecer uma grande bobagem para alguns usuários. Porém, a verdade é que a grande maioria daqueles que estão usando um iPhone não são obrigados a compreenderem as informações da mesma forma que nós, e muitos indicadores são efetivamente visuais. Logo, mostrar essa informação gráfica da forma correta é uma obrigação da Apple.
Quando a Apple lançou o sistema de porcentagem, decidiu fixar de forma permanente o ícone de bateria, sem diminuir a quantidade da mesma conforme a autonomia vai se reduzindo com o uso normal.
Na prática, alguns usuários estão se sentindo enganados, pois podem bater o olho de relance e entender que ela está sempre cheia. E não podemos culpar essas pessoas por isso.
Usuários se sentem enganados pela Apple
Uma grande quantidade de usuários reclamou da forma em como a Apple decidiu mostrar a informação de bateria combinando o ícone com a porcentagem de autonomia.
Deixar que o ícone mude apenas quando ela está em uma porcentagem mais baixa (na cor amarela) pode induzir o usuário ao erro, além de obrigar a muitos a ficar consultando a bateria na tela do dispositivo o tempo todo, o que é algo muito mais incômodo.
Alguns preferem o modo anterior de indicação de bateria, que era bem diferente da experiência de visualização de autonomia que oferece hoje os dispositivos Android.
A grande maioria dos telefones Android mostra os dados de bateria graficamente ao lado da porcentagem, o que facilita muito na visualização dessa informação. E se tem uma coisa que o iOS poderia copiar sem qualquer tipo de constrangimento é justamente isso.
Por outro lado, é realmente relativo esse “grande inconveniente” do novo design com a porcentagem de bateria no iOS. Entendo que os resultados podem variar de caso a caso.
E você? O que acha de tudo isso?