Você está em | Home | Inteligência Artificial e chatbots | O Grok já é uma alternativa real ao ChatGPT?

O Grok já é uma alternativa real ao ChatGPT?

Compartilhe

A Grok, plataforma de Inteligência Artificial da xAI, está disponível para todos os usuários do X (finado Twitter) na sua segunda versão. Isso aconteceu, de forma coincidente ou não, aconteceu ao mesmo tempo em que a OpenAI tornou a sua IA de vídeos Sora disponível para os usuários pagantes do ChatGPT.

Após o furor inicial, vamos falar de forma mais racional sobre a ferramenta, que pode eventualmente resgatar parte da popularidade que o X perdeu, mesmo com um aspecto um tanto quanto problemático na geração de imagens.

A partir de agora, compartilho minha opinião sobre essa nova versão do Grok, e se ele pode derrubar o ChatGPT como principal chatbot de IA.

 

Como acessar o Grok?

O Grok é acessível diretamente na interface do X, tanto no aplicativo quanto na versão web, facilitando sua utilização como uma função adicional dentro da plataforma.

No aplicativo, ele aparece na barra inferior, enquanto na versão web está localizado no menu lateral esquerdo.

A ferramenta oferece uma versão gratuita com limitações de uso, permitindo até 10 perguntas a cada duas horas e a geração de até 4 imagens diárias.

A versão paga, disponível para assinantes do X Premium, remove essas restrições e oferece acesso ilimitado ao Grok 2.

É aqui que imagino que o X vai finalmente conseguir se tornar minimamente rentável. Os usuários da rede social certamente vão querer desbloquear todo o potencial da IA, pois os primeiros resultados da ferramenta são bem promissores.

 

Primeiras impressões

O Grok é projetado para responder a uma ampla gama de perguntas e realizar tarefas como gerar imagens ou resolver equações.

Sua capacidade de fornecer respostas úteis foi destacada em várias interações, mostrando-se comparável ao ChatGPT. Mesmo assim, vale sempre ter aquela cautela.

Nunca confie cegamente nas respostas fornecidas por um chatbot de IA, ainda mais uma que tem Elon Musk como o seu principal responsável.

Especialmente quando essa IA usa como base de dados uma rede social que se tornou especializada em disseminar notícias falsas na internet.

De qualquer forma, a IA utiliza informações em tempo real extraídas de postagens e interações dentro do X, o que lhe permite oferecer respostas atualizadas e relevantes.

O Grok, além de oferecer as respostas, menciona fontes externas que comprovam a veracidade do que foi dito. Ou pelo menos tenta, já que a sua base de informações é enorme.

Por outro lado, o Grok é a IA que mais tem chances de confirmar a teoria do “uma mentira contada 100 vezes se torna uma verdade”.

Outro ponto característico do Grok é a sua capacidade de entregar respostas com toque de humor e sarcasmo, justamente por causa da sua base de dados ser as interações dentro do X.

Esse é outro diferencial que a plataforma oferece em relação a todos os seus principais concorrentes, e mais um motivo para que os mais empolgados acabem investindo dinheiro nele.

 

Suas limitações

É importante ter em mente que o Grok ainda está na sua fase inicial de desenvolvimento e pode apresentar falhas, especialmente ao gerar imagens ou modificar conteúdos já criados.

Por outro lado, o recurso de geração de imagens já entrega resultados tão impressionantes que, rapidamente, o X ficou inundado de imagens falsas e ultrarrealistas de políticos e celebridades em cenários bizarros.

A geração de imagens pelo Grok ainda tem dificuldade em modificar imagens já geradas, mas a primeira resposta é frequentemente precisa e de alta qualidade.

Ou seja, pense que essa ferramenta ainda pode melhorar muito com o tempo, e todo o potencial que ela possui hoje.

Os usuários relataram uma experiência positiva ao interagir com Grok, destacando a clareza das respostas e a facilidade de uso.

A integração da IA com as funcionalidades do X facilita a criação e compartilhamento de conteúdos gerados. É só você pesquisar pelas imagens que já foram criadas dentro da própria rede social.

Aqui, Elon Musk tem grandes chances de criar uma espécie de “jardim murado”, onde os usuários do X ficarão no serviço, consumindo conteúdos e interagindo mais tempo com a plataforma, justamente por causa do Grok.

 

Pode superar o ChatGPT um dia?

Quem duvida?

Não sou ninguém para prever o futuro, mas tudo o que vi do Grok até agora me leva a crer que a plataforma é promissora. E com a robustez financeira que a xAI possui, ela tende a evoluir de forma sustentável.

Neste momento, a plataforma entra no jogo das IAs generativas, fazendo parte de uma competição que está cada vez mais intensa.

O tempo, sempre ele, vai dizer se o Grok será dominante. O que é certo é que já tem o seu público próprio logo na largada, o que é uma vantagem em relação aos seus concorrentes (que tiveram que suar para convencer os usuários).


Compartilhe